Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Curso de robótica é opção durante as férias em Jundiaí

ANGELO AUGUSTO | 11/07/2019 | 05:00

Vale de tudo para entreter crianças e adolescentes nas férias escolares. Passeios no parque, programas culturais, cinema, oficinas de artes estão entre as opções em Jundiaí. Mas um curso em especial promete diversão e aprendizado: a oportunidade de construir um robô.

É o que promete o curso de robótica oferecido por uma escola de informática localizada no Centro de Jundiaí. O curso intensivo de férias recebeu o nome de “Inseto robótico” e será ministrado em quatro aulas presenciais, com auxílio de material online. É indicado para quem sempre teve vontade de por a mão na massa e criar o seu próprio robô, mas não tem conhecimento nenhum sobre a atividade ou sobre inteligência artificial.

Durante as oito horas do curso, será possível criar “Walter”: um pequeno inseto montado com material Arduino (plataforma que ajuda nos projetos de eletrônica e programação) e 5 servo-motores. Obedecendo a programação, o pequeno robô é atraído pela luz e é capaz de escapar de obstáculos, podendo até mesmo parar para descansar quando quiser.

Segundo o professor de hardware e de informática, Éderson Domingues, que será responsável por ministrar as aulas presenciais do curso, serão trabalhados diversos fatores para que o robô seja construído de forma que possa cumprir com os objetivos desejados após a montagem. “Serão trabalhados os conceitos de ação e reação, a parte da coordenação motora do inseto e o equilíbrio. O Walter é uma forma de introduzir crianças, jovens e adultos ao mundo da robótica”.

Serão aceitos alunos de todas as idades e o valor por aluno é de R$49,00. “Basta a criança saber ler e escrever, porém recomendo um mínimo 10 anos. O material é muito simples de manusear: um Arduíno UNO e dois servo motores. Com relação ao inseto, sua única maneira de interagir é desviando dos obstáculos, mas durante o curso o aluno aprende a controlar os motores também por comando IR (infravermelho)”, conta o professor.

Éderson reforça que na parte da programação são trabalhados conceitos de distancia de objetos e velocidade dos motores, e é necessário muita calma e concentração para realizar a montagem. “As pernas são a parte mais frágil e mais importante do robô, pois elas são as responsáveis pelo equilíbrio e pela movimentação”.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de julho. As aulas serão ministradas entre os dias 17 e 27 de julho em diversas unidades.

A robótica é uma atividade que consiste no estudo, planejamento e elaboração de projetos relacionados a robôs de todos os tipos. Embora essa pareça ser uma atividade muito elaborada e restrita para especialistas, a verdade é que ela também pode ser aplicada na vida e educação de pessoas de todas as idades, inclusive crianças.

É uma atividade que estimula o trabalho em equipe, uma vez que robôs precisam de diversas pessoas, com diferentes funções para serem montados, além de despertar a curiosidade e a criatividade, principalmente das crianças.

A robótica pode ser também uma ótima forma de incentivar jovens e adultos a procurarem novas formas de conhecimento e aprendizado.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/curso-de-robotica-e-opcao-durante-as-ferias-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN