Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

DAE espera começar o ano com represa cheia

VINICIUS SCARTON | 06/11/2018 | 14:00

A DAE Jundiaí espera começar o ano com a represa cheia, conforme as previsões gerais, tendo em vista a expectativa de técnicos da empresa de um verão típico, com o volume de chuva semelhante a anos anteriores. Questionada sobre a situação da represa, diante do quadro em outras regiões do estado, a assessoria de comunicação da DAE informa que “a represa está dentro da capacidade normal para a operação no período”.

Afirma ainda que “não há registros de alterações nos padrões de consumo” na cidade, mesmo com o calor dos últimos dias. Além disso, ressalta que desde o início de outubro não é realizada a reversão do rio Atibaia (medida que é realizada em épocas de estiagem para manter a represe em nível operacional).  A nota também salienta que na represa foram registrados somente três dias de chuva (31 de outubro e 1 e 3 de novembro) na última semana. Somados, esses dias apresentaram índice pluviométrico de apenas 9,5 mm.

Com relação as obras do vertedouro, a DAE explica que devem ser concluídas até o início de dezembro. A partir de então, a represa estará preparada para receber um bilhão a mais de litros de água, atingindo a capacidade de armazenamento de 9,3 bilhões de litros de água. “A concretagem do sistema foi realizada no fim de outubro e a equipe trabalha, agora, na remoção de uma barreira em concreto, que permitiu que a obra fosse feita, e da passarela metálica instalada no local”, informa.

O início deste mês registrou o menor volume de água no ano nas represas do Vale do Paraíba. O reservatório equivalente, que representa uma média das quatro represas da Bacia do Rio Paraíba do Sul – Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil, estava com 24,96% do volume útil na quinta (1º). O volume representa redução de 70% na comparação com o mesmo período de 2017, quando o reservatório da RMVale tinha 83,69% do volume útil.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/dae-espera-comecar-o-ano-com-represa-cheia/
Desenvolvido por CIJUN