Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

DAE Jundiaí pleiteia novos financiamentos para saneamento

DA REDAÇÃO | 07/02/2019 | 19:54

Na última quarta-feira (6), o presidente da DAE Jundiaí, Eduardo Santos Palhares, o diretor superintendente de Governança da empresa, Evandro Biancarelli, e o gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí, José Antônio Parimoschi, estiveram em Brasília reunidos com o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Jonatas Neri de Castro, para discutir sobre as seis cartas consultas apresentadas pela DAE para pleitear R$ 61,3 milhões em financiamentos.

Das seis cartas, três que atendem aos projetos de expansão do sistema de esgotamento sanitário no bairro da Roseira, Vale dos Cebrantes, Portão do Castanho, Jardim Tarantela e Bom Jardim; de expansão e remanejamento de redes de água no bairro do Castanho e Santa Gertrudes e a que abrange a construção de três novos reservatórios de água tratada nos bairros do Ivoturucaia, Horto de Santo Antônio e Jardim do Lago, foram aprovadas e estão em análise pela Caixa.

As outras três cartas, referentes às ações de controle e redução de perdas; remanejamento e reforço de adutora para o vetor Oeste e revisão e atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água de Jundiaí estão em aprovação pela Secretaria Nacional de Saneamento.

“Em conversa, o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental Jonatas Neri de Castro indicou que a resposta sobre as cartas consultas deve ser informada nas próximas duas semanas. Durante o encontro, argumentamos a importância desse recurso para levar saneamento à população de Jundiaí que ainda não é atendida por esse serviço público”, explica Eduardo Palhares.

De acordo com o presidente da DAE, esses financiamentos são essenciais para a empresa levar água tratada e coleta de esgoto para os 2% do município que ainda não são beneficiados com saneamento “São obras nos extremos da cidade. Com esses investimentos vamos chegar à quase totalidade da cidade e ainda ampliar a reservação de água tratada, pensamento no desenvolvimento da cidade nos próximos anos e atendendo ao plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado”, comenta.

Além dos recursos pleiteados nesta semana, a DAE Jundiaí já conta com um montante de R$ 101,5 milhões que está contratado e vai atender às obras para a construção e reforma de cinco reservatórios de água tratada (Jardim Carlos Gomes, CECAP, FazGran, Distrito Industrial e ETA); ampliação da capacidade de produção de água tratada na ETA; ações para controle e redução de perdas; execução do projeto executivo do sistema de abastecimento de água do Vetor Oeste e obras de esgotamento sanitários em bairros como Champirra, Mato Dentro, Poste, Traviú, Varjão, São José e Castanho.

T_DAE_4


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/dae-jundiai-pleiteia-novos-financiamentos-para-saneamento/
Desenvolvido por CIJUN