Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Defesa Civil alerta para temporais em Jundiaí

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 13/02/2019 | 05:05

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil enviou esta semana um aviso de risco metereológico para todo o Estado. Segundo o órgão, nas Regiões Metropolitanas de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas, São Paulo e Baixada Santista há a previsão de um acumulado de 5 dias com mais de 130mm de chuva.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenes, a cidade se encaixa na região de Campinas, citada no aviso. “Durante 5 dias, essa concentração do volume de água está prevista para Jundiaí”, diz ele. A partir dessa quinta-feira (14), as instabilidades perdem força de manhã, mas retornam na forma de pancadas de chuva forte de tarde e de noite, mantendo o tempo instável e chuvoso na sexta (15).

As pessoas podem receber alertas sobre o clima mandando uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 com o CEP da rua. O Coronel alerta que as mensagens não podem ser enviadas por WhatsApp, visto que não é preciso internet para solicitar o serviço, que é gratuito.

Horário de Verão
As temperaturas mais baixas e previsão de muita chuva marcam o fim do horário de verão, na madrugada desse domingo (17). O governo Bolsonaro ainda estuda se os ponteiros serão adiantados no fim do ano. Estudos realizados em 2017 pelo Ministério de Minas e Energia, em parceria com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), apontaram que a economia do período não é mais significativa do ponto de vista energético. O motivo é a mudança do padrão de consumo da população, que passou a gastar mais energia entre 14h e 15h, deslocando assim o pico de consumo, anteriormente registrado das 17h às 20h.

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/defesa-civil-alerta-para-temporais-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN