Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Defesa Civil de Jundiaí alerta para cuidados com raios neste verão

VINICIUS SCARTON | 16/01/2019 | 05:05

A morte de mãe e filha, atingidas por um raio na cidade de Registro, interior de São Paulo, no dia 8 de janeiro, aumentou a preocupação por parte das autoridades, em meio ao período chuvoso do verão. Com o propósito de alertar à população e evitar casos de acidentes com raios, a Defesa Civil de Jundiaí destaca algumas recomendações fundamentais e o Climatempo detalha a possibilidade de chuvas e raios nesta semana.

Em períodos chuvosos, a Defesa Civil recomenda evitar locais abertos, como praia, campo ou estacionamento. Além disso, as pessoas não devem permanecer no mar ou piscina. Durante a tempestade e com a presença de raios, o órgão orienta que as pessoas busquem abrigos em residências, edifícios ou comércios. Se estiver dentro do carro, a recomendação é permanecer no local.

Também é necessário manter distância de objetos altos e isolados e evitar andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo. Dentro de suas casas, a Defesa Civil alerta para manter distância de aparelhos ligados na energia (TV e geladeira). O órgão ressalta a importância de evitar a utilização do telefone (a menos que seja sem fio ou celular) e se afastar de janelas, tomadas e canos elétricos. No período de tempestade, a Defesa Civil recomenda que os aparelhos elétricos sejam desconectados das tomadas, para evitar curto-circuito e nunca usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados.

PREVISÃO DO TEMPO
Para esta semana, a região de Jundiaí terá dias típicos de verão, com sol, calor e pancadas de chuva com raios a partir da tarde. “A previsão indica chuva de forma muito isolada para todas as áreas do estado. Pode ser que a chuva caia em um ponto e outro não. Mesmo assim, onde chover, há risco de chuva forte e com raios”, alerta o meteorologista Matias Sales, do Climatempo.

Para as madrugada de quarta (16), quinta (17) e sexta-feira (18), Sales não descartar a ocorrência de bastante chuva. “Mas no decorrer destes dias, o sol ainda aparece e as temperaturas ficam elevadas”, reforça. . Para quem espera um alívio no calor, a notícia é boa. “O fim de semana (principalmente o domingo) promete ser de temperaturas mais amenas na região de Jundiaí”, salienta. No sábado (19), a máxima prevista é de 31º e a mínima de 21º. Já para domingo (20), a máxima prevista é de 27º e a mínima de 20º.

PMJ

PMJ


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/defesa-civil-de-jundiai-alerta-para-cuidados-com-raios-neste-verao/
Desenvolvido por CIJUN