Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Defesa Civil já cadastrou seis voluntários até agora

| 20/10/2014 | 20:52

Seis pessoas já se cadastraram na Defesa Civil de Jundiaí como voluntários em caso de queimadas na Serra do Japi ou outros terrenos do município. Eles levaram fardos de garrafas de água e frutas para serem distribuídos aos combatentes durante os incêndios.

Por ora, essa será a única ajuda aceita pela Prefeitura de Jundiaí, mas, de acordo com o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, a intenção em um segundo momento é cadastrar pessoas para a linha de frente, que lidarão lado-a-lado com os GMs no combate das chamas caso a Serra seja afetada. “Esse é um projeto a longo prazo”, disse. Ferraz explica que primeiro é preciso verificar juridicamente a possibilidade de cadastramento desses cidadãos.

Segundo o capitão do 19º Grupamento de Bombeiros de Jundiaí, Osvaldo Julião, não há legislação que ampare o voluntariado na corporação. “Nós temos responsabilidade sobre a preservação da vida. Ficaremos mais preocupados com eles do que com o fogo.” Em casos de incêndio no perímetro urbano, a denúncia deve ser feita aos Bombeiros pelo telefone 193. Já em fogo avistado na Serra do Japi a Guarda Municipal deve ser notificada pelo telefone 153.

Doações – A Defesa Civil está concentrando todas as doações e cadastramento de voluntários. Alimentos, água, abafadores e outros equipamentos podem ser levados à rua Dino, 843, na Vila Joana, em Jundiaí. Telefones de contato: 199 ou 4586-0666.

Mais informações na edição impressa do Jornal de Jundiaí desta terça-feira (21) ou faça uma assinatura digital.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/defesa-civil-ja-cadastrou-seis-voluntarios-ate-agora/
Desenvolvido por CIJUN