Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Dengue registra 173 novos casos em uma semana

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 08/06/2019 | 05:02

Jundiaí registrou na última semana 173 novos casos de dengue, conforme o boletim epidemiológico divulgado ontem (31), pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica. O bairro São Camilo segue com o maior número, com 546 casos, seguido pelo Jardim Novo Horizonte, com 360 casos. Os outros bairros com alta incidência de casos autóctones confirmados de dengue são Vila Hortolândia (124), Vila Nambi (123), Ponte São João (120), Vila Aparecida (83), Jardim Tarumã (65), Almerinda Chaves (57), Jardim Sorocabana (55), Vila Rio Branco (52), Vila Rami (51). Vianelo (46), Residencial Jundiaí (41), Jardim do Lago (40) e Agapeama (38).

A redução na temperatura registrada nos últimos dias amplia o ciclo de reprodução dos mosquitos transmissores das arboviroses – Aedes aegypti -, entre elas a dengue. O momento é ideal para a eliminação dos possíveis criadouros – inclusive os que estão secos – já que os ovos permanecem nos objetos por mais de um ano sem o contato com a água. Neste sábado (8), as equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) realizarão atividades de busca ativa, orientação e investigação epidemiológica no bairro Jardim Pacaembu, com o objetivo de conscientizar a população para a eliminação dos recipientes e inservíveis que possam servir de criadouros para os mosquitos.

O informativo também aponta 5.138 casos notificados e 430 aguardando resultado para confirmação. De Chikungunya foram sete casos notificados e nenhum confirmado, sendo um aguardando resultado.

H1N1 e Sarampo
Com relação aos casos de H1N1, a VE informa que até o dia 07 de maio, foram registrados 23 casos notificados de suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 12 no aguardo de resultados, sem registro de óbitos.

Com relação ao sarampo, a cidade registra 1 caso suspeito, que está em investigação e com as medidas de bloqueio adotadas.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/dengue-registra-173-novos-casos-em-uma-semana/
Desenvolvido por CIJUN