Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Desfile reúne 6 mil, com aprovação de estrutura

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 03/03/2019 | 00:00

O primeiro dia de desfile das escolas de samba de Jundiaí reuniu na Cidade Administrativa cerca de seis mil foliões, segundo informações do Centro Integrado de Comando Controle de Jundiaí (CICCJ).
Quatro escolas, divididas entre o o Grupo de Acesso e do Grupo Especial, desfilaram ontem (2) mostrando o resultado de meses de trabalho. Componentes da Caprichosos de Jundiaí, Mocidade Alegre, União da Vila Rio Branco e Leões da Hortolândia fizeram um desfile e foram aplaudidos pelos foliões que ocupavam a arquibancada.
O diretor da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba de Jundiaí, Anderson Araújo (Lixão), comentou que os integrantes das escolas de samba aprovaram a mudança de local para o desfile. O fácil acesso dos foliões foi um dos motivos.. “Temos que adaptar a evolução e harmonia para atender a população e também aos componentes das escolas de samba. Desde o início estamos acompanhando as mudanças e as escolas participaram da evolução do projeto”, lembrou o diretor.
Para quem desfilou por alguma escola, o local estava apropriado para receber um bom Carnaval. É o caso de Letícia Jaquino que fez sua estreia na escola Caprichosos de Jundiaí. “Eu estou muito feliz porque eu sou de Campinas e, como lá não tem mais Carnaval, o convite para desfilar por Jundiaí me trouxe uma alegria muito grande”, afirma.

ALEGRIA EM FAMÍLIA
As arquibancadas da Cidade Administrativa estavam lotadas. Famílias inteiras apareceram para curtir o primeiro dia do desfile.
Pessoas de todos os bairros da cidade foram conhecer a folia. Daiane Silva, moradora do Corrupira, aproveitou o evento para sair com os filhos. “Eu não ligo tanto para Carnaval, mas meu filhos adoram, decidi vir com eles para assistir às escolas.”
A jundiaiense Iara Albuquerque levou a família toda para desfilar e ficou satisfeita com o resultado. Ela fez parte da escola Mocidade Alegre compondo uma ala simulando uma partida de futebol. “É a primeira vez que nós participamos do Carnaval de Jundiaí e já vamos desfilar por uma escola. A mudança de local facilitou muito para que isso acontecesse.”

Espaço do samba será reaproveitado
Montada em uma área próxima ao Terminal Hortolândia, a Cidade Administrativa recebeu uma estrutura especial para sediar os desfiles das oito escolas de samba de Jundiaí.
Além das arquibancadas, foram instaladas tendas com opções gastronômicas e pontos de apoio de saúde e de segurança.
O gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni, comentou sobre a construção da nova área e já adiantou que outras atividades culturais serão programadas para ocupar o espaço recém-criado. “Nossa ideia desde o começo não foi apenas construir uma estrutura de Carnaval e sim algo que possa receber outros eventos da cidade e é isto que vamos providenciar para os próximos meses”, comentou o gestor que fez questão ver todas as escolas desfilando.

SEGURANÇA
Pelo segundo ano consecutivo foi montado o Centro Integrado de Comando Controle de Jundiaí (CICCJ) formado por representantes das unidades de gestão da Prefeitura e das forças de segurança da cidade, como Corpo de Bombeiros, GMJ, Polícias Civil e Militar e GGIM.
Instalada no Paço Municipal, a sede foi responsável por monitorar dentro e fora da área de desfile. Com efetivo reforçado, guardas municipais ficaram na área interna e policiais militares do lado de fora do evento.
A mesma estrutura será montada na próxima terça-feira (5) quando mais quatro escolas desfilam a partir das 19 horas.
De acordo com o primeiro balanço do Centro Integrado, após a passagem do bloco Refogado do Sandi na última sexta-feira quatro pessoas, sendo três maiores e um menor de idade, foram conduzidos ao Plantão Policial por suspeita de roubo.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/desfile-reune-6-mil-com-aprovacao-de-estrutura/
Desenvolvido por CIJUN