Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

15 de agosto: Devotos celebram o Dia da Padroeira de Jundiaí

VINÍCIUS SCARTON | 15/08/2018 | 11:54

A tradicional missa presidida pelo bispo diocesano e uma procissão pelas ruas do Centro marcam a programação desta quarta-feira (15), feriado em Jundiaí, Dia de Nossa Senhora do Desterro, a padroeira da cidade. A Diocese de Jundiaí definiu uma programação especial para a data.

De acordo com o padre e porta-voz da diocese, Márcio Felipe, a catedral terá missas às 7h, às 9h e às 18h30. “A missa das 9h será presidida por dom Vicente Costa, bispo diocesano. Após a missa, a tradicional procissão percorrerá às ruas do centro histórico”, destaca.

Foto: Arquivo/Jornal de Jundiaí

Foto: Arquivo/Jornal de Jundiaí

A parte social da festa terá seu último dia de funcionamento, abrindo as barracas às 10h, sendo mais uma opção de almoço no feriado. O estagiário Vinícius Vicente Gomes, de 20 anos, é de berço católico e assim como todos os membros de sua família, é devoto de Nossa Senhora do Desterro. Para ele, essa data é sempre uma ocasião especial. “Como em outros anos, pretendo estar na missa e acompanhar a procissão. O dia será repleto de gratidão”, comenta.

História
Nossa Senhora do Desterro é muito venerada na Itália, onde é conhecida como a Madonna degli Emigrati. É a padroeira daqueles que foram obrigados a deixar sua pátria para se refugiar ou procurar emprego no exterior. Tem sido a mãe amorosa para todos os que, saudosos de sua terra natal, imploram cheios de fé e de amor, o auxílio da Virgem do Desterro, a fim de encontrar compreensão e simpatia na terra escolhida.

O título de Nossa Senhora tem fundamento bíblico e, em 1651, foi iniciada a construção da igreja que substituiria a primeira capela construída por aqueles que são dados oficialmente, como os fundadores de Jundiaí, Rafael de Oliveira e Petronilha Antunes. Em 1655, a nova igreja seria dedicada à Sagrada Família, tendo como padroeira Nossa do Desterro.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/devotos-celebram-o-dia-da-padroeira-de-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN