Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Dia da indústria é comemorado em nova realidade

Angelo Augusto Santi | 25/05/2020 | 12:08

No dia 25 de maio comemora-se o Dia Nacional da Indústria. O setor secundário do país, como também é conhecido, pode abranger os mais variados tipos de mercado, que vão desde os produtos alimentícios até os de vestuário, e está ligado indiretamente a inúmeras outras áreas.

Com a pandemia do novo coronavírus, a indústria teve de se reinventar. O número de pessoas trabalhando de casa aumentou, assim como as medidas de segurança dentro das empresas e as medidas para evitar grandes aglomerações. Contudo, as atividades no setor não pararam.

Diretor-titular da Ciesp-Jundiaí, Marcelo Cereser falou um pouco sobre a importância da não paralisação da indústria, mesmo em meio à crise sanitária pela qual passamos. “As indústrias foram classificadas como atividade essesencial e não poderia ser dierente. As embalagens produzidas, por exemplo, são tão importantes quanto os alimentos que chegam na casa das famílias, pois sem elas não há distribuição”, ressalta.

Marcelo lembra ainda que a indústria também tem importância na manutenção dos empregos afetados indiretamente pelo seu funcionamento. “Um funcionário demitido na indústria afeta outros 3 ou 4 em outras áreas. Acredito que, ao final da pandemia, o sistema de home office continuará sendo utilizado, principalmente para serviços de administração, financeiro, comercial etc. É algo que preza pela saúde do funcionário sem afetar a produtividade. Importante lembrar que mais de 50% das indústrias foram afetadas, mas a maioria delas não demitiu”, comenta.

O Dia Nacional da Indústria foi escolhido nesta data em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu neste dia, no ano de 1948. Simonsen foi engenheiro industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ainda, foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

 

INSTALACAO DE INDUSTRIA EM JUNDIAI
MARCELO CERESER


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/dia-da-industria-e-comemorado-em-nova-realidade/
Desenvolvido por CIJUN