Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Dia do Desafio movimenta Jundiaí contra o sedentarismo

COLABORAÇÃO DE GRAZIELLY COELHO | 30/05/2019 | 05:00

Mais de 3 mil cidades do continente americano participaram ontem (29) do Dia do Desafio, uma campanha de incentivo à prática de atividade física e esporte. Em Jundiaí, as atividades começaram logo pela manhã e movimentaram vários setores da cidade.

O prefeito Luiz Fernando Machado abriu as atividades no Paço Municipal. Ao lado do gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Trientini, e de atletas que participaram do Jogos Regionais do Idoso (JORI), ele subiu até o 8º andar do prédio, onde fica seu gabinete, pelas escadas. “A Prefeitura de Jundiaí está tomada hoje por pessoas cheias de energia, e queremos convidar todos a participar desse desafio”, afirmou.

No Sesc Jundiaí, às atividades tiveram início às 7h30, com desafios aquáticos, jogos, brincadeiras, dança, baseball, ciclismo indoor e muitas outras atividades e oficinas gratuitas para todas as idades.

De acordo com o coordenador do Dia do Esporte do Sesc Jundiaí, Vinícius Carneiro, as atividades mobilizaram toda a cidade. “Pela manhã tivemos os atendimentos das escolas públicas e a caminhada com o prefeito, que saiu do Paço Municipal e finalizou com uma aula de dança com aproximadamente 100 pessoas aqui no Sesc”, conta. Após soltura de balões e um exercício de alongamento realizado pelos servidores nos corredores do Paço, o prefeito, o gestor da UGEL e os atletas da terceira idade seguiram a pé até o Sesc, parceiro do município no Dia do Desafio, onde foram recepcionados pelos professores da unidade e fizeram mais exercícios, desta vez com música.

O Sesc ainda recebeu uma aula aberta de dança de salão com Carlinhos de Jesus, além do Desafio do Rio Jundiaí.
“O desafio do Rio Jundiaí é uma atividade que a gente realiza com todas as turmas do programa de atividades aquáticas e também com os participantes da raia de recreação. É um desafio cooperativo e a ideia é que as 9 turmas participantes nadem a quilometragem referente ao Rio Jundiaí, que é de 123 km”, explica o coordenador.

O casal Maria de Fátima Rezende, 64 anos, e Nelson Fonseca Dias, de 76, trouxe este ano do JORI a segunda medalha de ouro em dança de salão – a primeira foi em 2015. Animados, eles participaram da abertura do Dia do Desafio e destacaram a importância da atividade física. “Principalmente depois da aposentadoria, se você não se cuida acaba ficando sentado o dia inteiro! Praticar esporte traz, além de mais saúde, a oportunidade da convivência com outras pessoas”, diz Nelson.

O Dia Do Desafio é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis e que busca promover integração e cooperação. Este ano Jundiaí tem como adversária a cidade de Maracay, capital do estado de Aragua, na Venezuela. A proposta é que cada pessoa que pratique uma atividade física neste dia registre sua participação, e o resultado irá mostrar qual cidade foi vencedora.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/dia-do-desafio-movimenta-jundiai-contra-o-sedentarismo/
Desenvolvido por CIJUN