Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Diácono de Jundiaí comemora 20 anos de sacerdócio

SIMONE DE OLIVEIRA | 23/12/2018 | 05:02

Prestes a completar 90 anos de idade, o itatibense Boanerges Rodrigues de Camargo completou recentemente 20 anos como diácono pela Diocese de Jundiaí. Desde os 7 anos morando em Jundiaí, ele conheceu a vida religiosa por meio de sua primeira namorada, por volta de 1950 e de lá para cá tem feito várias atividades pelas comunidades da cidade, mas a ordenação só chegou em 1998 quando foi para a Catedral Nossa Senhora do Desterro, a Matriz.

Ele conta que esta primeira namorada faleceu antes que pudessem falar ou pensar em casamento. Mesmo assim continuou frequentando a igreja, na época a Paróquia Santa Terezinha, na Vila Rio Branco e foi lá que conheceu aquela que seria sua esposa. No dia 25 de dezembro de 1954 se casou e a separação aconteceu há 15 anos quando ela faleceu, mesmo assim ele nunca deixou de prestar serviços religiosos e seguir firme na fé. “Tenho 20 anos de vida diaconal. Eu já morava no bairro Agapeama, mas frequentava a igreja do Montenegro (Nossa Senhora do Montenegro) e por lá fique por 14 anos como ministro da eucaristia, mas fazia vários trabalhos para ajudar”, conta.

E entre estes trabalhos o ofício de pedreiro. Uma de suas alegrias e orgulho foi ter ajudado a construir salas onde hoje funciona as reuniões da catequese e de algumas pastorais. “Depois do Montenegro eu vim para Matriz onde fui convidado a ser diácono. Eu aceitei e fiquei muito honrado e feliz, apesar da responsabilidade”, conta emocionado. E como diácono ele tem algumas funções a cumprir, incluindo funções administrativas e sacerdotais, entre elas, a Celebração da Palavra (apenas padres celebram missa). “Já fui responsável por várias celebrações, mas hoje em dia meu horário é apenas na segunda-feira ao meio-dia em uma celebração aqui na Matriz.”

PARCERIA
Além das funções dentro da igreja e nas comunidades, Boanerges também exerce uma atividades importante com o intuito de levar conforto e bênção àqueles que nem sempre têm tempo para participar das celebrações. É ele que há 15 anos benze os carros e os motoristas durante o trajeto realizado na Festa dos Motoristas, evento promovido há 49 anos pelo Grupo JJ de Comunicação. “Fui convidado pelo Dr. Tobias Muzaiel para ajudar na festa e não parei mais. É divertido, mas ao mesmo tempo gratificante por saber que estou passando algo diferente àqueles motoristas. Até quando puder, quero ajudar”, declara.

Para comemorar os 20 anos de diaconia ele se reuniu com outros colegas da igreja e com a família. E se diz feliz, realizado, mas ao mesmo tempo um escolhido. “Quem iria imaginar que um cortador de mato iria se tornar uma pessoa que tenta passar algo bom para as pessoas, um conhecedor da Palavra. Temos aqui que respeitar uma escala de ensinamentos e ter paciência com quem está aqui há muitos anos”, diz Boanerges que aos sete anos ajudava o pai na lavoura cortando café e algodão.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/diacono-de-jundiai-comemora-20-anos-de-sacerdocio/
Desenvolvido por CIJUN