Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Diagnóstico precoce amplia chances de cura do câncer

| 30/09/2014 | 21:04

Alterações na pele, secreções ou granulação são alguns dos sintomas de alerta para a mulher buscar um médico ginecologista para avaliar a possibilidade de um câncer de mama. Para intensificar as ações de prevenção da doença e incentivar a realização da mamografia, a partir de hoje, atividades pelo Outubro Rosa vão movimentar a cidade.

De acordo com a médica Jacinta Matias, coordenadora de Ginecologia da Secretaria de Saúde de Jundiaí, a prevenção contra o câncer de mama deve ser feita anualmente para mulheres acima de 40 anos. “A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos e deve ser realizada até o fim da vida. Em situações em que existam casos na família, pode ser realizado antes dessa idade”, explica.

Em 2012, com a realização de mamografias, foram diagnosticados 47 casos de câncer de mana na cidade. No ano passado o número aumentou para 55. Com o diagnóstico precoce, segundo a médica, as chances de cura da doença são ampliadas. “As mulheres devem fazer o autoexame. Em qualquer anomalia da pele, secreção nos mamilos ou granulação dos tecidos é necessário buscar atendimento médico”, ressalta.

Em Jundiaí, a Secretaria de Saúde oferece mensalmente 2.440 vagas de mamografia e a média de exames realizados este ano é de 2 mil por mês. No ano passado, durante a campanha do Outubro Rosa, foram marcadas 3.250 mamografias pela rede de atenção básica de saúde.

Mais informações na edição impressa do Jornal de Jundiaí desta quarta-feira (01) ou faça uma assinatura digital.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/diagnostico-precoce-amplia-chances-de-cura-do-cancer/
Desenvolvido por CIJUN