Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Dieta ‘detox’ é indicada para limpar organismo

Felipe Torezim . ftorezim@jj.com.br | 04/01/2018 | 10:10

[vc_row][vc_column][vc_column_text]No Natal, a reunião familiar é sinônimo de mesa farta e cheia de comidas pesadas, além das bebidas (inclusive as alcoólicas), que duram mais dois ou três dias após a data. Não dá tempo nem de se recuperar da “comilança” e lá vem outra festa, o Réveillon, com mais pratos apetitosos e mais bebidas. Os exageros são quase inevitáveis, mas depois fica a sensação de inchaço.

A funcionária pública Tereza Cristina Cascaldi, 66 anos, assume que comeu muito nas duas datas. Chester, sorvete, maionese, que só acabaram ontem (3). “É difícil fugir das ‘gordices’ no final do ano. Recebemos convidados em casa e a alimentação saudável fica de lado”, conta. Agora, passadas as festas, é hora de correr atrás do prejuízo e ela vai focar em uma alimentação mais leve. “Passados os abusos das festas já estou comprando alga, suco verde, muçarela de búfala e alguns chás naturais”, contava ontem enquanto fazia compras.

A auxiliar administrativo Josiane da Silva Santos, 30, conta que comeu muitas carnes, além de bebidas, mas já está buscando uma desintoxicação. “Após os excessos de camarão, pernil e chester estou comendo saladas, tomando sucos naturais e bastante água”, diz. Visando manter a dieta até o Carnaval, ela comenta que os resultados já foram vistos. “Estou me sentindo menos inchada.”

A nutricionista Ana Eliza Grasson, 33, explica que a desintoxicação é um processo natural após as festas de final de ano, quando são ingeridos muitos alimentos industrializados, com corantes e aditivos que viram ácido no corpo e prejudicam o funcionamento do organismo. “A pessoa se sente cansada, pesada e aumentam os gases. Uma dieta detox vai eliminando o ácido do corpo”, ensina a nutricionista, que indica esse tipo de dieta durante 30 dias, no máximo. “É necessário também tomar cuidado com essas dietas de internet, pois é fundamental manter vitaminas e minerais para evitar um declínio no sistema imunológico”, alerta Ana Eliza.

Melhores alimentos
A nutricionista conta que os melhores alimentos para desintoxicar são os verdes escuros, oleaginosas (castanhas em geral) e sementes. “Também é muito importante ingerir sucos naturais, chás e, principalmente, muita água.”[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/dieta-detox-e-indicada-para-limpar-organismo/
Desenvolvido por CIJUN