Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Diminui procura por testamento

Nathália Sousa | 03/07/2020 | 05:52

Em Jundiaí, o número de óbitos devido à covid-19 se aproxima dos 200 casos, além de outros registros de falecimentos, mesmo assim a procura por testamentos não aumentou na cidade, segundo informações dos tabelionatos do município. Em comparação ao mesmo período do ano passado, este número tem tido queda.

Nos quatro tabeliões de Jundiaí, segundo apurado pela reportagem do JJ, houve uma diminuição da procura por testamentos. No primeiro semestre deste ano, juntos, eles lavraram 25 testamentos. No primeiro semestre de 2019, com exceção do 4º Tabelião, que não dispôs os números do ano passado, foram lavrados 31 testamentos. As quedas chegaram a quase 50% em um único tabelionato.

Para quem deseja fazer um testamento, o valor atual é de R$ 1.746,36, seguindo a tabela do Colégio Notarial do Brasil que ainda inclui um valor do Imposto Sobre Serviço (ISS) estipulado por cada município. No caso de Jundiaí o ISS para registros públicos, cartorários e notariais é 3%, o que resulta o valor de R$ 1.798,74.

Há também a possibilidade de escolher entre três tipos de testamento. O particular, feito fora de um tabelionato, o público, feito em tabelionato com testemunhas e tabelião, e o cerrado, feito em tabelionato com a presença de testemunhas, mas com o conteúdo exclusivo a quem o redigiu.

 


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/diminui-procura-por-testamento/
Desenvolvido por CIJUN