Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Diocese se prepara para celebrações da semana

SIMONE DE OLIVEIRA | 16/04/2019 | 05:04

As paróquias que fazem parte das 11 cidades da Diocese de Jundiaí programam suas celebrações em louvor à tradicional Semana Santa. No último domingo aconteceu a abertura com a missa de Ramos na maioria das paróquias de Jundiaí e da Região.

Algumas comunidades realizaram a Via Sacra usando o subsídio do Grupo de Rua que, junto com as estações do caminho do Calvário de Jesus, refletiram sobre a Campanha da Fraternidade que este ano fala sobre “Fraternidade e Políticas Públicas”.

As penitenciais, a Hora Santa com adoração ao Santíssimo, retiros espirituais, expansão de atendimento de confissões nas paróquias e outras celebrações ajudaram os fiéis a se preparar para a celebração da Páscoa, o cume da vida cristã. Segundo os religiosos, a Semana Santa faz memória da Paixão de Cristo, da Sua entrega na Cruz que reconcilia os homens e mulheres com Deus, abriu o Céu para a humanidade e libertou da escravidão do pecado.

PROGRAMAÇÃO
Dia 17: Às 19h, Dom Vicente preside a missa do Crisma na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí.

3 Dia 18: Às 19h30, Dom Vicente preside a Missa da Ceia do Senhor e Instituição da Eucaristia na paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Itu.

3 Dia 19: Às 15h, Dom Vicente preside a celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz na paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Itu; Às 20h, Dom Vicente preside a celebração de descimento do Senhor Jesus da Cruz na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí; Às 21h, procissão do Senhor Morto saindo da Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí.

3 Dia 20: Às 9h, Dom Vicente preside os Ritos de Preparação Imediata para o Batismo na paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Itu; Às 19h30, Dom Vicente preside a Vigília Pascal na paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Itu;

3 Dia 21: Às 11h15, Dom Vicente preside a missa na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí.

A programação das demais paróquias podem ser conferidas no site da diocese, a dj.org.br.

 

Confira o que abre e fecha em Jundaí

Por conta do ponto facultativo nesta quinta (18) e do feriado local do Dia da Paixão do Senhor nesta sexta-feira (19), alguns equipamentos públicos do município podem ter seus horários de funcionamento alterados, conforme estabelece o decreto 27.857, de 14 de novembro de 2018. Confira abaixo o funcionamento detalhado dos serviços durante os próximos dias:

Paço Municipal – O Paço não tem expediente nesta quinta (18) e sexta-feira (19) e volta ao atendimento normal nesta segunda-feira (22), às 8h.

Saúde – As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs, Ambulatórios, CAPS 1, CAPS 2 e o CAPS Infanto-juvenil estarão fechados no período de 18 a 21 de abril e retomam o atendimento na segunda-feira (22). Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

As unidades de Pronto-Atendimento (PA) seguem o cronograma: os PAs Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) e Vila Hortolândia (avenida Prefeito José Castro Marcondes, 510) funcionam todos os dias, das 7h às 18h. Já o PA da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191) funciona todos os dias, das 7h às 18h, com exceção do domingo (21), em que permanece fechado. As situações de urgência devem ser dirigidas para o PS do Hospital São Vicente de Paulo (adultos) ou Hospital Universitário (gestantes, crianças e adolescentes), e PA Central (praça Dom Pedro II, Centro) em período integral. A UPA 24h Vetor Oeste funciona durante todo o período, para atendimento de urgência e emergência para adultos e crianças.

Mobilidade e Transporte – Nesta quinta-feira (18), as linhas de ônibus circulam com tabela horária normal para dias de semana, com exceção da linha 577 (Paço Municipal – Terminal Hortolândia), que vai operar com horários especiais. O horário das 22h05 (sentido Paço Municipal) e 22h10 (sentido Terminal Hortolândia) serão mantidos para atendimento de funcionários terceirizados. Já na sexta-feira (19), todas as linhas circulam com tabela horária referente a domingos e feriados.

Esporte e Lazer – Os 20 complexos esportivos estarão fechados apenas na sexta-feira (19) e domingo (21). Nos demais dias os espaços seguem funcionamento normal.

Educação – As Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), o Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação, o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro (CMEJA) não terão expediente entre os dias 18 e 21, e retornam ao funcionamento normal na segunda-feira (22).

Feiras e varejões – Na quarta-feira (17), os varejões noturnos do Eloy Chaves e da Agapeama serão realizados normalmente. Já na quinta-feira (18), as feiras livres do Anhangabaú e Vila Progresso e o varejão diurno do Jardim Rosaura e o varejão noturno no estacionamento externo do Complexo Argos serão realizados normalmente. Já na sexta-feira (19) serão realizados normalmente as feiras livres da vila Liberdade, Jardim Tamoio e Retiro.

No sábado (20) há feiras livres no Eloy Chaves e no Vianelo, feira de Orgânicos no Jardim Botânico e varejões diurnos no Anhangabaú, Agapeama, Recanto Quarto Centenário, Morada das Vinhas, jardim Novo Horizonte e Santa Gertrudes. Já no domingo (21), tem feira livre na Vila Arens e Jundiaí-Mirim, feira de Orgânicos na praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci e varejão diurno no jardim Pacaembu, vila Hortolândia, Almerinda Chaves, vila Progresso, jardim Martins e Fazenda Grande.

Coleta de lixo – Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade e podem ser consultados no site da Prefeitura.

 

SEMANA SANTA  CELEBRACAO DA PAIXAO DO SENHOR NA CATEDRAL NOSSA SENHORA DO DESTERRO


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/diocese-se-prepara-para-celebracoes-da-semana/
Desenvolvido por CIJUN