Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Doações de sangue caem 50% na Colsan

Édi Gomes | 09/05/2020 | 05:00

A Colsan de Jundiaí registrou nesta semana queda de 50% no volume de doadores. O baixo número preocupa a entidade porque apesar do distanciamento social a necessidade de pacientes com outras patologias continua no município e nas cidades que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ).

A gerente administrativa do Colsan, Áurea Denigris, lembra que a capacidade da unidade é de atender diariamente 90 pessoas, mas o atendimento caiu pela metade. “Estamos tomando todos os cuidados com o agendamento, redução de cadeiras, além da distribuição de máscaras para as pessoas que comparecem e que estão sem o equipamento. Porém são poucas. A população está consciente”, disse.

Além do agendamento para evitar aglomerações de pessoas na unidade, Áurea explicou que as cadeiras de coleta também foram reposicionadas para dar segurança aos doadores e equipe.

Os procedimentos de coleta continuam os mesmos, segundo a gerente, respeitando o distanciamento e os protocolos de liberar as bolsas somente depois da análise do sangue do doador. Ela reforça que a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar alimentado, porém evitar alimentos gordurosos e apresentar documento com foto.

Serviço
O agendamento no Colsan pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, pelo telefone (11) 4521-4025.
A Colsan fica na rua 15 de novembro, 1848, Vila Municipal


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/doacoes-de-sangue-caem-50-na-colsan/
Desenvolvido por CIJUN