Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Documento histórico altera o ano de fundação de Jundiaí; entenda

DA REDAÇÃO | 15/08/2018 | 02:13

A criação da Vila de Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí ainda é marcada por discrepância histórica. Através de uma pesquisa pelo site do Arquivo Nacional Torre do Tombo, o cientista social Samuel Vidilli encontrou uma cópia com valor do traslado do auto de criação da vila, datada de 1656, que encerraria as discussões sobre o assunto.
Vidilli afirma que, anteriormente todos diziam que a Vila de Jundiaí teria sido criada no ano de 1655, mesmo período apresentado na bandeira do município.

“No entanto, a pesquisa revelou a criação da Vila de Nossa Senhora do Desterro de Jundihay um ano depois, em 1656, no dia 14 de dezembro, a partir de um abaixo-assinado de aproximadamente 80 moradores e descendentes de portugueses”, explica. Portanto, segundo o documento, a cidade teria 361 anos e não 362, como acredita-se atualmente.Documento que mostra a data de fundação real de Jundiaí - por Samuel Vidili

Para o cientista social, independentemente de ter sido ele ou qualquer outra pessoa que tenha encontrado o documento, o importante é a sua divulgação. “Portanto, é fundamental discutirmos a história, a fim de entender o que somos”, disse.

Já o jornalista e pesquisador Geraldo Gomes Gattolini defende que a criação da Vila de Jundiaí ocorreu em 14 de dezembro de 1655. “Tenho como fontes oficiais, os anais da Câmara Municipal de Jundiaí e os arquivos da Arquidiocese de São Paulo, que inclusive foram registrados em diversos livros de minha autoria, como ‘A história de Jundiaí’, ‘Jundiaí Fundamental’, ‘Jundiaí através dos tempos’ e ‘A Saga dos Pioneiros de Jundiaí’”, afirma.

Outras datas
Samuel Vidilli ressalta, ainda, que o dia 15 de agosto também tem sua importância na história local, por conta da comemoração da padroeira da cidade Nossa Senhora do Desterro. Outro dado importante, afirma, faz referência ao dia 28 de março de 1865. “Nesta ocasião, a Vila foi elevada a município.”


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/documento-historico-altera-o-ano-de-fundacao-de-jundiai-entenda/
Desenvolvido por CIJUN