Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Dormir significa ter saúde

Édi Gomes | 12/03/2020 | 05:00

Nesta sexta-feira (13), quando se comemora o Dia Mundial do Sono, tem início uma série de atividades, em escala global sobre o assunto e Jundiaí está dentro do circuito. Com o tema “Sono e Sonhos Melhores para um mundo melhor”, a edição deste ano faz um alerta a importância do descanso do corpo e mente e da necessidade de profissionais para tratar quem sofre com a insônia e apneia.

Em Jundiaí, quem está à frente das atividades é a Liga Jundiaiense do Sono, com profissionais multidisciplinar formada pelos cirurgiões-dentistas Marcos Abramides de Angelis, Denise Fernandes Barbosa e as fonoaudiólogas Amélia F. Perrone e Valéria Muralha.

Segundo Marcos Abramides, menos de um terço dos pacientes procuram ajuda profissional. Os problemas atingem 45% da população mundial. “São catalogados mais de 100 tipos de distúrbios e o trabalho dos profissionais proporciona melhor compreensão das condições do sono”, alerta Marcos.

Para ele, os três elementos para um sono de boa qualidade são duração, continuidade e profundidade. “São estágios que devem ser observados. A duração deve ser suficiente para o descanso. Na continuidade, os períodos devem ser contínuos, sem fragmentação e na profundidade, o suficiente para restaurar a mente e o corpo”, explica o cirurgião.

A Liga Jundiaiense quer incentivar o envolvimento de mais profissionais nesta empreitada. Abramides comenta que o importante é a preparação dos interessados, mas cada área tem um período para compreender as técnicas de tratamento. “Além de médico, a técnica pode ser aplicada por dentistas, fonoaudiólogas, psicólogas e fisioterapeutas pois há pacientes que necessitam de várias interações”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO
Além da abertura que acontece nesta sexta-feira no Clube Jundiaiense, haverá atividades pontuadas no sábado (14) no Parque da Cidade, das 8h às 12h, com a distribuição da cartilha institucional sobre o Dia do Sono.

Na segunda (16) tem bate-papo com os pacientes do ambulatório da Faculdade de Medicina Jundiaí, das 8h às 12h.

Mais informações sobre as atividades pelo site www.worldsleepday.org


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/dormir-significa-ter-saude/
Desenvolvido por CIJUN