Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Dos 328 positivos, 29% tem alguma comorbidade

KÁTIA APPOLINÁRIO | 15/05/2020 | 05:00

Mesmo que as pessoas estejam suscetíveis a serem infectados pelo coronavírus, aqueles que possuem um histórico de doenças crônicas devem tomar cuidados redobrados. Nestes casos o processo de recuperação é mais lento.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), dos 328 casos positivos de coronavírus registrados em Jundiaí, 96 possuem histórico de comorbidades, o que representa uma taxa de 29,2% dos pacientes positivos.

Entre as doenças crônicas registradas em Jundiaí, as de maior incidência são os problemas cardiovasculares, detectado em 68 dos infectados, o que corresponde a 20,73% do total. Em seguida, com com 13,41%, estão os 44 pacientes com diabete mellitus. A obesidade, por sua vez, foi detectada em apenas 19 dos pacientes, ou seja, em 5,79% dos contaminados.

Essas doenças crônicas podem intensificar as chances de complicações em pacientes ao adquirirem o vírus. É o que explica o infectologista do Hospital São Vicente de Paulo, Marco Aurélio Cunha de Freitas. “Pessoas com comorbidades podem levar mais tempo para se recuperarem por estarem ainda mais fragilizados. No caso de algumas doenças como os diabéticos, por exemplo, a imunidade do paciente já está muito baixa e por isso é preciso mais tempo para a recuperação total”, explica.

IDOSOS
Além das doenças crônicas, a idade avançada também é um fator agravante quando o assunto é coronavírus. No estado de São Paulo, 50% dos falecimentos registrados contemplam pessoas que apresentavam um desses fatores de risco. No total, são 3.474 óbitos de pessoas ou com idade avançada ou com alguma doença crônica.

Observando faixas etárias subdividas a cada 10 anos, nota-se ainda que a mortalidade é maior entre 70 e 79 anos (1.047 do total), seguida por 60-69 anos (987) e 80-89 (837). Também faleceram 283 pessoas com mais de 90 anos.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/dos-328-positivos-29-tem-alguma-comorbidade/
Desenvolvido por CIJUN