Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Economia criativa: Festejos Juninos movimentam quase R$ 150 mil

DA REDAÇÃO | 19/06/2019 | 08:24

Após dois finais de semana de atrações gratuitas na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), os Festejos Juninos deste ano chegaram ao fim no último sábado (15) com saldo positivo não somente entre os munícipes que aproveitaram do ambiente familiar da festa, mas também entre os artistas e profissionais de gastronomia envolvidos nas seis noites do evento. De acordo com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Festejos movimentaram R$ 146 mil por meio de Economia Criativa, de geração de renda por meio de capital intelectual, cultural e criativo.

Para os 32 espetáculos musicais gratuitos, que traçaram um panorama das diversas tradições juninas pelo país, foram contratados 66 artistas jundiaienses e outros três técnicos de operação de som e de luz. Já no quesito gastronomia, além dos voluntários envolvidos nas barracas da Catedral Nossa Senhora do Desterro e dos atletas e familiares do TIME Jundiaí e do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), outros 25 profissionais das feiras e varejões municipais levaram suas delícias à Praça do Coreto.

Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, a atuação da Unidade de Gestão no calendário municipal de eventos fomenta a produção cultural dos artistas do Município. “Balanços positivos como estes do Festejos Juninos provam que os gastos da Prefeitura com Cultura são investimentos, pois fazem a economia local girar, fomentam a atividade dos artistas jundiaienses e trazem como retorno renda e uma festa muito apreciada e elogiada pela população”.

O Fundo Social de Solidariedade também participou dos Festejos por meio da venda de refrigerante, suco e água mineral, bem como de pipoca, doces juninos, brigadeiros, maçãs do amor e as tradicionais brincadeiras: pesca e bola na boca do palhaço. “A participação do Fundo será revertida para a promoção e manutenção das ações desenvolvidas pela unidade, como os cursos gratuitos de qualificação profissional”, explica a diretora do Funss, Francine Picardi.

O evento teve duração de dois finais de semana e movimentou a região central de Jundiaí


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/economia-criativa-festejos-juninos-movimentam-quase-r-150-mil/
Desenvolvido por CIJUN