Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em cinco meses, 341 veículos são roubados e furtados em Jundiaí

GERALDO DIAS NETTO | 07/07/2018 | 05:45

O número de veículos roubados e furtados em Jundiaí chegou a 341 apenas nos cinco primeiros meses do ano. Por outro lado, 131 foram recuperados no mesmo período, principalmente pela Guarda Municipal, que conta com um sistema de leitura de caracteres de placas instalado em pontos preestabelecidos do município. Os números são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. Por meio do sistema, conhecido como OCR, carros e motos furtados e roubados são monitorados assim que a queixa chega à central da GM, que encaminha equipes de rua para a interceptação dos criminosos que circulam ou tentam deixar a cidade.

Patrulhamento mais atento para encontrar tais automóveis também resultou na localização de diversos deles desde o começo do ano. Na última quinta-feira (5), um Gol abandonado na Vila Aparecida foi apreendido após uma equipe da GM encontrá-lo com as portas abertas. Durante checagem no carro, apurou-se que utilizava placas de um outro Gol e rodava como “dublê”. Apesar da média de quase 70 roubos e furtos de automóveis por mês, o período teve 26% menos casos na comparação com os cinco primeiros meses de 2017, que somaram 461 boletins de ocorrência. Destes, foram 311 furtos e 148 roubos de veículos, contra 221 furtos e 120 roubos de janeiro a maio deste ano.

Recuperados
Um total de 170 veículos foi recuperado no período de 2017. A quantidade é 22,9% menor quando comparada aos 131 recuperados até maio deste ano. Das apreensões em 2018, 35 foram feitas em janeiro (maior número), 28 em fevereiro, 34 em março, 16 em abril e 18 em maio. A SSP é responsável pelas estatísticas criminais de todos os municípios do Estado de São Paulo. Já a publicação dos dados é feita todo dia 25.

T_carro_roubado


Leia mais sobre | | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/em-cinco-meses-341-veiculos-sao-roubados-e-furtados-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN