Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em Jundiaí, 122 mil declarações foram entregues

Nádia Antunes | 30/06/2020 | 06:00

Termina hoje (30) o prazo de entrega da declaração de imposto de renda em todo o país e, em Jundiaí, segundo dados da Receita Federal, 122.504 mil declarações já foram entregues, o que significa 85,6% do total de 143.122 mil previstas para este ano. As cidades vizinhas, sendo Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itupeva, Itatiba, Jarinu e Louveira, contabilizam 80.325 mil declarações.

Para os contribuintes que ainda não realizaram o envio dos seus informes é preciso atenção na hora de separar os documentos para que não haja problemas durante o processo de declaração. O diretor executivo da NTW Contabilidade de Jundiaí, José Carlos Rodrigues, é possível fazer o envio do imposto de renda mesmo com pendências. “É importante que o contribuinte não deixe de entregar a sua declaração, mesmo com pendências de documentos ou comprovantes. Ele pode fazer o envio da sua declaração e, em seguida, providenciar o quanto antes a documentação faltante. Assim ele realiza o procedimento de retificação no próprio site da Receita Federal fazendo assim as correções necessárias”, orienta o contador.

Segundo o contador, o procedimento de retificação da declaração deve ser feito o quanto antes, pois assim que a declaração é enviada e recebida pela Receita Federal. O sistema inicia o processo de verificação das informações contidas na declaração. “Caso a receita finalize o procedimento de validação das informações e constate divergências ou pendências, o contribuinte ficará impedido de fazer suas correções ficando ainda sujeito a multa, onde o valor mínimo é de R$165,74 podendo chegar até 20% do imposto devido”, alerta ele.

Para quem já declarou, agora é esperar pela restituição. É o caso da fisioterapeuta Elaine de França Barbosa, de 30 anos. Devido aos imprevistos ele acabou deixando para fazer o envio dos informes dias antes do prazo final. “Este ano eu estava um pouco na correria e acabei mudando de serviço também, o que acabou gerando algumas dúvidas no momento em que fui preencher a minha declaração. Agora como sou autônoma, alguns dados devem ser incluídos na declaração de uma forma diferente da que eu estava acostumada a fazer”, comenta Elaine.

Elaine de França já enviou seus documentos para não ter problemas

Ela ainda recomenda que as pessoas se atentem ao prazo e não deixem para fazer o envio na última hora. “Eu busquei o auxílio de um contador para preencher minha declaração corretamente. Eu não recomendo que as pessoas deixem para fazer o envio em cima da hora, pois se acontecer algum imprevisto, não há tempo de corrigir. A sensação de estar pendente e a preocupação que sentimos não é das melhores”, diz Elaine.

O contador José Carlos, faz ainda, um último alerta aos contribuintes. “É importante que os contribuintes tentem fazer o envio o quanto antes, se possível ainda no período da manhã, pois às vezes o site pode vir a apresentar alguma instabilidade, devido ao número de pessoas que poderão tentar acessá-lo. Se surgirem dúvidas, ainda será possível procurar auxílio de algum profissional. É preciso revisar e conferir se todas as informações foram devidamente declaradas é fundamental. O importante e não deixar de enviar”, diz o contador.

Para sanar as dúvidas sobre como declarar seu IR entre em contato pelo site www.pjccontabilidade.com.br ou telefone (11) 4586-7630.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/em-jundiai-122-mil-declaracoes-foram-entregues/
Desenvolvido por CIJUN