Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em Jundiaí, 234 pacientes se recuperam em isolamento domiciliar

Kátia Appolinário | 12/05/2020 | 05:28

Em isolamento, muitos pacientes contaminados pelo covid-19 se recuperam em casa. Entre quatro paredes, esses pacientes lutam contra a doença e recebem todo o respaldo médico. Em Jundiaí, entre os 282 casos positivos de coronavírus, 234 se recuperam em casa, sendo que 119 já se curaram da doença.

A dona de casa Lavínia Batista Mota, de 77 anos, faz parte desta estatística. Segundo a filha Maria Joana Flávia da Silva, de 44 anos, a idosa possuía pressão alta e diabetes e a princípio foi diagnosticada com pneumonia. “Como ela não apresentou melhora, dez dias depois retornamos ao Hospital São Vicente que foi quando descobrimos que ela estava com coronavírus. Minha mãe ficou internada por dez dias e na segunda-feira (4) foi encaminhada para o tratamento em casa”, compartilha a filha.

Mesmo se recuperando em isolamento domiciliar dona Lavínia recebe regularmente a visita de profissionais de saúde para averiguar sua melhora. “Semana passada o fisioterapeuta veio ver como ela estava. Nesta semana esperamos que a médica venha novamente vê-la”, diz.

A enfermeira Talita Kelly Galeoti, de 31 anos, é moradora de Várzea Paulista e também se recupera em casa. “Tive os primeiros sintomas da doença no dia 10 de abril. Me automediquei por 10 dias, mas não adiantou. Doze dias depois tive a primeira febre e no dia seguinte eu não conseguia levantar da cama. Foi quando fui ao médico e me afastaram do trabalho”, relembra.

Ela conta que seu quadro de saúde só piorou, mas em nenhum momento foi internada. “Fui a um hospital público de Jundiaí três vezes, mas em todas elas fui orientada a permanecer em casa. Disseram que eu poderia estar passando por uma crise de ansiedade, o que para mim foi um absurdo, uma vez que como enfermeira, eu conhecia os sintomas da doença”, relata.

Talita afirma que só foi testada na última segunda-feira (4), data em que, de fato, apresentou resultadoo ppositivo para coronavírus. “Quando voltei pela última vez ao hospital, refiz o raio-x e meu pulmão estava completamente comprometido”.

Em nota, o Comitê de Enfrentamento de Coronavírus (CEC) explica que o encaminhamento para recuperação em isolamento domiciliar é realizado sob decisão médica, levando em conta a análise de cada caso, bem como os critérios definidos via protocolo.

Além disso, todos os que são encaminhados para a recuperação em domicílio, são orientados a manter o isolamento social, juntamente com orientações sobre como deve ser o cuidado em família. O período de transmissão do coronavírus é indicado, segundo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, em 14 dias a partir do início dos sintomas.

Caso haja agravamento do quadro de saúde, o paciente deve buscar por atendimento. A indicação de recuperação do paciente se dá pelo acompanhamento feito pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, que ligam para cada caso, após findado o período de 14 dias de possível transmissão do vírus e não apresentação de sintomas.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/em-jundiai-234-pacientes-se-recuperam-em-isolamento-domiciliar/
Desenvolvido por CIJUN