Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em Jundiaí, 74% dos leitos de UTI públicos estão em uso

Nathália Sousa | 03/06/2020 | 05:00

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Jundiaí chega a 74% nos hospitais públicos, com 51 pessoas internadas do total de 69 vagas. A informação foi dada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí. Até a tarde desta terça-feira (2), além da ocupação nos públicos, o índice de ocupação nos particulares esteve em 82%, com 65 internados do total de 79 leitos das UTIs.

Quanto a taxa de ocupação de enfermarias o índice chega a 51% nas instituições públicas, com utilização de 55 dos 108 leitos disponíveis. Já nas instituições privadas, as enfermarias têm 65% de capacidade em uso, sendo 139 dos 215 leitos ocupados.

Segundo o CEC, há 70 respiradores nos hospitais públicos de Jundiaí, porém 33 em uso, o que representa 47% dos aparelhos. Já nos particulares apenas 29% dos aparelhos estão em uso, o que significa que 29 respiradores dos 99 estão disponíveis.

Além dos 37 respiradores ainda disponíveis na rede pública, há 16 novos que chegaram e serão utilizados assim que seja demandada a criação de mais leitos específicos para o atendimento de covid-19.

Dos 175 pacientes internados nos hospitais, 109 residem em Jundiaí e os outros 66 são de outros municípios.

ATENDIMENTO
Segundo o CEC, desde o início da pandemia, o município criou 117 leitos exclusivos para o tratamento do coronavírus, a partir de parceria com o Hospital Regional, que disponibilizou 60 leitos de retaguarda para formar um complexo hospitalar. Os leitos do Regional estão sendo utilizados para o atendimento às demais demandas que necessitam de tratamentos intensivos, tais como câncer, cardiologia, traumato-ortopedia e neurologia. Nos próximos dias, 10 novos leitos de UTI serão criados, além de 39 de enfermaria que serão abertos no Hospital São Vicente (HSV).

Com relação ao Hospital de Campanha, em processo de montagem no 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), o prédio passa por adequações para o funcionamento, que está previsto para a segunda semana deste mês. A gestão do espaço é do HSV, sendo destinado ao atendimento dos pacientes em estágio final de recuperação da covid-19. O espaço será formado por 25 leitos de enfermaria para pacientes do coronavírus, divididos em duas alas, feminina e masculina, com 12 leitos cada e um leito de estabilização. Em breve devem ser instalados os equipamentos necessários para que possa entrar em operação.

 


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/em-jundiai-74-dos-leitos-de-uti-publicos-estao-em-uso/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN