Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em Jundiaí, apenas 31 urnas foram substituídas

CARLOS SANTIAGO | 28/10/2018 | 19:10

Trinta e uma urnas eletrônicas apresentaram problemas e tiveram de ser substituídas em Jundiaí. O balanço inclui os cartórios das três zonas eleitorais do município – a 65a (onde foram substituídas cinco urnas das 248 existentes), a 424a (dez urnas foram trocadas de um total de 266) e a 381a zona eleitoral (que teve 16 urnas substituídas, do total de 484). Foram substituídas, dessa forma, 0,3% das urnas.

O movimento foi tranquilo durante todo o dia de votação. Um caso chamou a atenção: na escola Benedito Storani, uma eleitora questionou os mesários e presidente de que a urna eletrônica estaria apresentando algum erro quando ela tentava votar. Um fiscal acionou dois guardas municipais – e o juiz eleitoral Marco Aurélio Stradiotto foi chamado, porque os GMs estariam a menos de 100 metros da seção eleitoral, o que é proibido pela legislação.

Quando Stradiotto chegou ao local e conversou com a eleitora, constatou que a mulher tentava votar encostando os dedos na tela da urna – e não no teclado, como, se o equipamento fosse no sistema touch screen (toque na tela). A eleitora foi orientada pelo juiz e votou em seguida.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/em-jundiai-apenas-31-urnas-foram-substituidas/
Desenvolvido por CIJUN