Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em Jundiaí, crianças têm dia de brincadeiras

| 08/10/2014 | 19:52

Na manhã e tarde desta quarta-feira (08), crianças da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prof. Owen Zílio, no Jardim Martins, e de três entidades assistenciais de Jundiaí comemoraram a semana da criança com brincadeiras.

No Jardim Martins, a Emeb foi fechada para atividades envolvendo mais de 200 crianças, entre as turmas da manhã e da tarde, na rua em frente a escola, que foi A iniciativa faz parte do projeto “Brinquedo que não é brinquedo é brinquedo sim”, que tem resgatado, desde o início do ano, brincadeiras de rua e a utilização de materiais naturais para se divertir.

Segundo a coordenadora pedagógica, Roberta Picchi Zaccharias, a ideia é estimular a criatividade dos alunos usando os chamados brinquedos não estruturados, como caixas de papelão, garrafas pet, palitos de sorvete, madeiras, pneus e tecidos.

“Os brinquedos comuns direcionam a brincadeira para um padrão social. É azul para meninos e cor-de-rosa para meninas. Aqui usamos o material bruto, reforçando a liberdade da rua além dos muros da escola e o lado lúdico”, explica. De acordo com Roberta, as crianças, mais acostumadas a ficarem dentro de casa se surpreenderam com as atividades. Ana Luiza Soares, 6 anos, se divertiu pulando corda. “Estou aprendendo ainda”, riu ela. Já Rhayana Vitória Ferreira da Silva, 5, brincou de professora com uma lousa. “Aqui tem mais espaço”, dizia.

Shopping – Enquanto isso, os espaços Hot Place e Planeta Imaginário no JundiaíShopping eram ocupados por crianças e adolescentes, com idades entre 2 e 17 anos, da Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida, Casa de Nazaré e Lar Helena Galimberti.

A ação é uma iniciativa da Multiplan para levar 1,5 mil crianças carentes a 17 shoppings de todo o Brasil na semana da criança. “Temos que mostrar a elas que existe algo além da realidade que elas conhecem, e que devem ser inseridas na sociedade. O que pudermos fazer para deixá-las felizes, vamos fazer”, diz a administradora da Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida, Gláucia Gabriela de Lima.

O jovem W.F., 15 anos, já conhecia o shopping, mas se sentiu gratificado pelo passeio. “Eu morava em outra casa, então hoje estou tendo uma experiência diferente com outras pessoas. É legal sair da rotina e brincar”, conta. As três entidades terão final de semana especial de mais brincadeiras com as crianças dentro das casas. Já o projeto da Emeb continua até pelo menos o final deste ano.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/em-jundiai-criancas-tem-dia-de-brincadeiras/

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido por CIJUN