Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em Jundiaí, Zoonoses coloca seis bairros em alerta contra a dengue

BÁRBARA NÓBREGA MANGIERI | 27/10/2018 | 14:04

A Unidade de Vigilância de Zoonoses, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, finalizou a avaliação de densidade larvária em Jundiaí. Segundo o diagnóstico, o Índice de Breteau alcançou 2.0 em seis bairros. Isso significa que, no Rio Acima, Pinheirinho, Água Doce, Parque Centenário, Bairro do Poste e Cecap, a cada 100 imóveis 2 apresentaram larvas de Aedes aegypti, o que coloca a região em alerta. Na cidade como um todo, o índice ficou abaixo de 1 (0,7), uma situação satisfatória.

Ainda segundo o levantamento, os pratos, vasos de plantas, latas e garrafas lideram como criadouros de larvas de mosquitos Aedes aegypti. A análise foi realizada em 7.698 imóveis e destes, em 77 imóveis foram encontradas larvas e em 36 imóveis eram de Aedes aegypti, vetor transmissor das arboviroses. Do dia 25 de setembro a 25 de outubro, o município de Jundiaí registrou 12 novas notificações de dengue. Do início do ano até agora, já são 297 notificações no total. Desses, cinco casos foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica (VE).

Segundo o gerente da UVZ, Carlos Ozahata, é necessário redobrar a atenção sobre o Aedes aegypti nesta época do ano, quando a temperatura começa a esquentar e as chuvas ocorrem com mais frequência. “A chuva, obviamente, aumenta a quantidade de locais com água parada, que podem se tornar criadouros”, explica. Já o clima mais quente facilita a reprodução do mosquito. “As larvas costumam eclodir em temperaturas mais altas”, afirma Ozahata.

Prevenção
A UVZ reforça as orientações para eliminação dos criadouros com a retirada dos pratos das bases dos vasos, guardar garrafas e outros objetos utilizáveis em lugares cobertos, não deixar lonas/plásticos jogados no quintal, caso de utilizar a lona como proteção de material, não deixar formar bolsões d’água. Ainda são medidas necessárias não ter plantas em água que criem raízes, colocar todo o lixo para a coleta, guardar pneus em lugares cobertos e manter os bebedouros dos animais limpos.

Foto: Jornal de Jundiaí

Foto: Jornal de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/em-jundiai-zoonoses-coloca-seis-bairros-em-alerta-contra-a-dengue/
Desenvolvido por CIJUN