Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em uma semana Jundiaí aplica 5 mil vacinas contra gripe

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 25/04/2019 | 05:04

A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 10 de abril no Brasil todo. Em Jundiaí, de acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), cerca de 5 mil pessoas já foram vacinadas nessa primeira fase da campanha, que englobava crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes e puérperas. Desse grupo prioritário a prefeitura espera vacinar 30,7 mil pessoas.
Na segunda fase, que começou na segunda-feira (22), podem tomar a vacina trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores, pessoas com doenças crônicas, jovens em medidas socio-educativas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
A VE afirma que por conta da inclusão desses demais grupos nessa segunda fase, a comparação com anos anteriores não é possível, visto que, nas campanhas passadas, a ordenação da determinação dos grupos foi diferente, iniciando com idosos. Apesar disso, o movimento está dentro do esperado, com a inclusão de todos os públicos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. Jundiaí espera vacinar 95 mil pessoas esse ano.

IMPORTÂNCIA
Apesar do receio que algumas pessoas apresentam em relação à vacina ela é muito importante. A infectologista Márcia Borges Machado afirma que tomar a vacina não faz a pessoa contrair a doença. “Essa vacina não é feita com o vírus vivo como a da febre amarela ou do sarampo. Por isso quem toma não vai contrair a doença. Ela é muito importante para os grupos de risco pois previne possíveis complicações que a doença pode causar como infecções graves e até mesmo óbito”, afirma. “É muito importante ressaltar que a vacina que está sendo aplicada só imuniza a pessoa contra três tipos de vírus -H1N1, H3N2 e tipo B. Existem mais de 100 tipos. O que acontece, as vezes, é que a pessoa contraí algum desses outros tipos logo após se imunizar contra o influenza”, diz.
Segundo orientação nacional, a campanha dura até dia 31 de maio. Após esse período a vacinação é aberta ao público geral.

T_vacina3


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/em-uma-semana-jundiai-aplica-5-mil-vacinas-contra-gripe/
Desenvolvido por CIJUN