Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Empresários da Região participam de evento para ampliar seus negócios

NIZA SOUZA - csouza@jj.com.br | 02/03/2018 | 03:57

A produtora rural Mariângela Storani vem investindo pesado na produção de café em suas fazendas na região do aeroporto de Jundiaí e na vizinha Vinhedo. Ao todo, contabiliza, são 200 mil pés da variedade catucaí. “Com a orientação de um agrônomo experiente estamos fazendo tudo certinho para conseguir o melhor grão, porque o objetivo é exportar. Mesmo assim falta informação”, afirma ela, que também é criadora de ovelhas. A produtora participou, ontem, do evento “Exporta Mais Jundiaí” em busca de mais informações sobre o processo de exportação. Por enquanto, Mariângela está estudando os mercados. “Nunca exportamos, não temos experiência no mercado externo. Mas como o custo de produção do café é muito alto, temos que agregar valor e a melhor maneira é exportando”, acredita.

O produtor de defumados artesanais Leandro Oliveira Spinassi, do bairro Caxambu, também sabe do potencial de seus produtos no exterior, mas como o negócio é pequeno e familiar nunca imaginou que poderia exportar. “O mercado externo é atrativo por conta dos preços praticados, que dão uma margem maior de lucro. Mas a gente tem a percepção que é muito complicado e difícil para quem é pequeno”, diz. Assim como Mariângela, Leandro lamenta a falta de informações disponíveis para os pequenos empresários. “Pelo que vi aqui hoje acredito que é possível a gente exportar. Fiquei bastante animado com essa possibilidade”, disse, destacando que as palestras sobre linhas de créditos para investimentos chamaram sua atenção. “Fiquei sabendo que existem linhas de crédito específicas para projetos de exportação.”

O jovem Anderson Pinheiro, da Karioka do Brasil, uma das empresas da Incubadora de Jundiaí, também fez questão de participar do evento para buscar informações sobre o mercado externo. “Nosso foco é a Colômbia, que consome muito produto brasileiro”, explicou, se referindo à palestra do Sebrae. A empresa de Pinheiro produz atualmente cinco produtos cosméticos e já tem projeto para incluir outros cinco no portfólio. Idealizador do evento, o assessor de Cooperação Internacional, Carmelo Paoletti Neto, lembrou que o objetivo do “Exporta Mais” foi justamente proporcionar acesso à informação qualificada para incentivar os empresários locais a buscarem outros mercados para seus produtos. “Há muito potencial a ser explorado e nós estamos atentos a isso”, afirma. Um dos palestrantes, o diretor da Investe SP, Sérgio Costa, destacou que Jundiaí tem uma série de empresas com produtos “altamente exportáveis” e que podem “ajudar a transformar a economia da cidade”.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/empresarios-da-regiao-participam-de-evento-para-ampliar-seus-negocios/
Desenvolvido por CIJUN