Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Entradas na Serra do Japi são controladas

DA REDAÇÃO | 18/06/2020 | 09:00

Moradores de Jundiaí e de algumas cidades do entorno continuam frequentando a Serra do Japi em grande quantidade e sem respeitar o distanciamento social, fundamental segundo as autoridades sanitárias de todo o mundo para reduzir o número de casos da covid-19, porém a ordem agora é fiscalização total nas principais entradas que dão acesso a Serra.

“A visitação deve ocorrer de forma consciente também em tempos de pandemia, sem a aglomeração de motoristas, pedestres e ciclistas, como temos visto acontecer com frequência nos finais de semana e feriados”, reforça a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes

A GM tem realizado bloqueios para tentar conscientizar as pessoas. Algumas viaturas ainda usam seus autofalantes para passar mensagens de alerta aos munícipes e visitantes, seja para manter a higiene das mãos, usar máscaras e evitar aglomerações.

Quem usa a Serra do Japi sem respeitar a legislação do município está sujeito a pagar multas e responder processo na Justiça. Fazer churrasco constantemente e promover passeios de bicicleta, jipe ou de moto acabam gerando o acúmulo de pessoas, sujeira excessiva na serra, danos às árvores, fogueiras que podem se tornar queimadas, barulho, poluição e incômodo à fauna e a quem vive no local.

Dão o regramento à permanência de pessoas na Serra do Japi a Lei Municipal Complementar 417, de 2004, que rege a proteção do território, e o decreto 20.876, de 2007. É terminantemente proibida a entrada de indivíduos na Reserva Biológica da serra sem autorização e acompanhamento de pessoas autorizadas para as finalidades de pesquisa científica e educação ambiental monitorada.

“A grande maioria das propriedades da região é particular, com casas construídas nos bairros Santa Clara, Paiol Velho e Eloy Chaves. Há ainda o problema de veículos andando em alta velocidade pelas ruas próximas”, lamenta.

SERVIÇO
Visitantes e moradores interessados em reunir parentes e amigos no local devem entrar em contato com a Prefeitura de Jundiaí ou a Fundação Serra do Japi pelos telefones (11) 4817-8273 e 4589-8984.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/entradas-na-serra-do-japi-sao-controladas/
Desenvolvido por CIJUN