Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Escola Inovadora chega à Emeb Cléo Nogueira, no Novo Horizonte

DA REDAÇÃO | 21/10/2018 | 06:03

Após receber uma série de adequações estruturais, a nova Emeb Cléo Nogueira, localizada no Jardim Novo Horizonte, foi entregue pela Prefeitura de Jundiaí neste sábado (20) e passou a compor a lista de escolas municipais que tiveram reformas concluídas por meio do Escola Inovadora. Essa é a nona unidade escolar a integrar o programa. Entre as propostas do Escola Inovadora, lançado em março deste ano, está a construção de um ambiente escolar favorável para a aprendizagem. Até o momento, foram entregues reformas em escolas municipais no Jardim das Tulipas, Bairro da Toca, Centro, Vila Jundiainópolis, Jardim Tamoio, Jardim Bonfiglioli, Jardim Ângela e Caxambu.

Na escola do Jardim Novo Horizonte, a Prefeitura de Jundiaí investiu R$ 35 mil (recursos próprios) somados à contribuição da escola no valor de R$ 10 mil. Os recursos foram direcionados à renovação de alambrados, adequações dos banheiros e pintura total do prédio, que atende cerca de 640 alunos da Educação Infantil. Familiares de alunos comparecem à escola neste sábado (20) e aprovaram as novidades. Mãe de uma aluna da Emeb, a dona de casa Vanda Garcia afirmou que, além da melhoria estrutural, a parte pedagógica também avançou na qualidade. “Não teria condições de pagar um curso de inglês particular para a minha filha, por exemplo. Ela tem cinco anos e percebo uma evolução rápida com as aulas que ela tem na escola”, disse.

Segundo o prefeito Luiz Fernando, as melhorias nos ambientes não foram pensadas aleatoriamente, mas tem respaldo em estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que evidencia desempenho superior daqueles alunos que estudam em unidades com boa infraestrutura ao dos que estão em escolas que não dispõem de ambientes adequados. “O Escola Inovadora tem o propósito de criar um ambiente agradável e estimulante para favorecer a aprendizagem dos alunos. Entendemos que o espaço escolar deve despertar o interesse em aprender”, afirmou o prefeito.

O programa
O Escola Inovadora tem como eixos norteadores os investimentos na aprendizagem dos alunos, a valorização dos educadores e melhorias nas estruturas físicas das unidades escolares, considerando que o ambiente escolar também está envolvido no contexto pedagógico. A primeira unidade escolar a ser entregue pelo programa foi a Emeb Waldemir Savoy, no Jardim das Tulipas, seguida pelas Emebs Duílio Maziero (Bairro da Toca), Cesarina Fortarel Gonçalves Dias (Vila Jundiainópolis), Marcos Gasparian (Centro), João Batista Toledo (Tamoio), Antonino Messina (Bonfiglioli), Naman Tayar (Jardim Angela) e Vasco Antonio Venchiarutti (Caxambu).

Outras unidades já estão com obras em andamento e deverão ser entregues nos próximos meses, como Oscar Augusto Guelli (Roseira), Cleonice Adolpho de Faria (Guanabara), Anna Pontes Chagas (Jardim América), Irma Flórida Mestag (Mato Dentro), José Sciamareli Sobrinho (Champirra), Reynaldo de Montavão Basile (Tarumã), Américo Mendes (Fernandes), Marly de Marco Mendes Pereira (Novo Horizonte), Luiz de Carvalho (Esplanada) e Maria de Lourdes Gonçalves Barro (Boa Vista).

T_emebcleonogueira


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/escola-inovadora-chega-a-emeb-cleo-nogueira-no-novo-horizonte/
Desenvolvido por CIJUN