Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Escolas já se mobilizam para cair na folia em 2019

SIMONE DE OLIVEIRA | 24/11/2018 | 05:01

Fantasias quase prontas, sambas-enredos na ponta da língua e muito entusiasmo para desfilar. Apesar de algumas indefinições sobre o carnaval 2019, em especial local de desfile, as agremiações da cidade já começaram a se preparar para colocar alas e carros alegóricos na avenida e, por enquanto, com despesas saindo do próprio bolso.
Por enquanto, as datas dos desfiles já foram definidas, em acordo entre a Unidade de Gestão de Cultura e a Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes). O Grupo Especial se apresenta no dia 2 de março (sábado). Já o Grupo de Acesso sairá na rua no dia 5 de março (terça-feira). O local, entretanto, o local do desfile ainda não foi definido.
O presidente da Escola União do Povo, Anderson Araújo, diz que também aguarda uma posição mais concreta sobre local e verba a ser destinada às agremiações. Vale lembrar que no carnaval deste ano as escolas desfilaram na avenida União dos Ferroviários, próximo à Estação Ferroviária, mas algumas escolas não ficaram satisfeitas com a mudança.
Mesmo sem definição, as escolas já se preparam para colocar seus carros e alas na avenida. A campeã deste ano, a Leões da Vila Hortolândia, vai homenagear a imprensa. O presidente Everson Bellato Cirino, o Metal, diz que pensou no tema pelo trabalho realizado em prol da cidade. O tema “Extra, Extra, Extra, uma Edição Especial” irá lembrar, entre outros nomes, o colunista social do JJ Regional, Theo Conceição, e o radialista da Rádio Difusora (810 AM), Adilson Freddo.
“Já estamos ensaiando o samba e confeccionado as fantasias. Não podemos esperar as decisões dos órgãos públicos para colocar nossa escola na avenida, então usamos nosso fluxo de caixa e tentamos agilizar o máximo possível para deixar a escola ideal para encantar o público”, comenta Metal, enfatizando que pelo menos 300 pessoas desfilam no próximo ano.
A Unidos da Zona Leste, do São Camilo, também já faz os ensaios. Com o tema “A História da Humanidade em Exposição pela Eternidade – O Solar do Barão se veste de Vermelho e Branco e te leva aos Grandes Museus”, os sambistas têm se dividido entre os ensaios, confecção das fantasias e elaboração das alas. “Algumas fantasias tiveram que ser recicladas e outras compradas. Temos que começar os ensaios cedo para fazer um carnaval bonito e digno da cidade”, afirma um dos diretores da escola, Fabiano Maciel.
Presidente da União da Vila Rio Branco, uma das mais tradicionais escolas da Região, Wagner Roberto Melo conta que os ensaios da agremiação começam neste domingo, mas no dia 2, quando será comemorado o Dia Nacional do Samba, haverá apresentação de fantasias e do samba-enredo.

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/escolas-ja-se-mobilizam-para-cair-na-folia-em-2019/
Desenvolvido por CIJUN