Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Escolas vão ensinar educação financeira

DA REDAÇÃO | 10/05/2019 | 05:04

A partir deste mês, 48 escolas municipais passam a contar com um projeto de educação financeira oferecido pela Prefeitura de Jundiaí por meio de uma parceria com o Bradesco. Intitulado Semear, o projeto lançando ontem na Emeb Ivo de Bona, no Residencial Almerinda Chaves, vai beneficiar inicialmente cerca de 4.100 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, além de professores, diretores, coordenadores e os pais dos alunos envolvidos.

Em conversa com um grupo de pais e alunos da escola durante o lançamento, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou que faz parte do programa Escola Inovadora, além de aprimorar o nível da educação oferecida no Município, cuidar da qualidade de vida dos alunos e de suas famílias. “Um diferencial importante desse programa é que estamos cuidando da base, ajudando a formar adultos mais conscientes no que se refere ao planejamento financeiro familiar”, disse. “Estamos plantando agora um conhecimento que terá reflexos muito importantes no futuro”, completou.

Para o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a parceria é mais uma conquista para a cidade. “Estamos diante de parte do capital humano que, daqui a alguns anos, comandará a cidade. A educação financeira contribui para o desenvolvimento humano e ajuda no enfrentamento dos desafios da vida cotidiana e consciência de que é preciso fazer escolhas”, comentou.

Também presente ao evento, a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques, ressaltou o caráter intergeracional do projeto. “Na medida em que o trabalho envolve alunos, profissionais de ensino e pais, a eficácia aumenta. A ideia é incorporar práticas de educação financeira à vida dessas pessoas e, desta forma, mudar posturas e melhorar a vida de todos”. O projeto tratará de temas como projetos de vida, consumo, taxas de juros, empreendedorismo, renda bruta, entre outros assuntos.

Apoio
A iniciativa recebeu apoio dos pais e professores da rede municipal. Mãe da pequena Giulia Cristina, 8 anos, Karina Aparecida Domingos Guido disse que já conversa sobre dinheiro com sua filha, mas o auxílio da escola será fundamental para que a pequena entenda a importância do planejamento financeiro. “Às vezes, no supermercado, explicamos para ela que não dá para comprar algo porque está muito caro e ela nem sempre aceita muito bem a negativa. Acredito que isso vá mudar com a participação nesse programa”, afirmou.

O projeto Semear – Educação Financeira é uma parceria da Prefeitura, por meio das Unidades de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Educação (UGE) e Rede Jundiaí de Cooperação com o Bradesco / Universidade Bradesco. A parceria é válida por dois anos.

T_alunos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/escolas-vao-ensinar-educacao-financeira/
Desenvolvido por CIJUN