Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Estoques de vacinas Penta e DPT foram entregues nas UBSs

DA REDAÇÃO | 21/01/2020 | 19:40

A oferta de vacinas Pentavalente e DPT (Tríplice Bacteriana – Difteria, Tétano e Coqueluche) foi normalizada para o mês de janeiro nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família Novo Horizonte, da Prefeitura de Jundiaí, segundo informa a administração municipal.

As doses não eram entregues pelo Ministério da Saúde desde o mês de dezembro. A estimativa é de 3 mil crianças entre 2 meses a 6 meses de idade sejam imunizadas.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria do Carmo Possidente, a distribuição foi feita ainda na sexta-feira (17). “Foi feita uma grande força-tarefa para que a semana fosse iniciada com todas as unidades abastecidas com as vacinas que estavam em falta.

As famílias devem buscar as unidades de referência para fazer a imunização, lembrando que cada unidade conta com horários específicos, sendo que, alguns serviços também imunizam no período noturno (Hortolândia, Clínica da Família Novo Horizonte, Tamoio e Agapeama)”, explica a enfermeira.

Somente com a Pentavalente, que imuniza crianças aos 2, 4 e 6 meses, a demanda mensal do município é de 1,5 mil doses. “A quantidade recebida atende a nossa demanda acumulada. A expectativa da cidade é que a entrega seja normalizada a partir de agora”, ressalta a técnica, lembrando que a falta do produto foi derivada da reprovação pela Anvisa de lote adquirido pelo Ministério da Saúde (MS), ainda no ano passado.

No município são aplicadas, por mês, cerca de 1.500 doses da vacina pentavalente. Como o município está sem o abastecimento da vacina desde o mês passado, em torno de 3 mil crianças devem ser vacinadas. Assim que as doses forem entregues, será feita ampla divulgação. A oferta da imunização será efetuada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como de costume.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/estoques-de-vacinas-penta-e-dpt-foram-entregues-nas-ubss/
Desenvolvido por CIJUN