Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Estudantes de Jundiaí entram na reta final para o Enem 2018

VINICIUS SCARTON | 30/10/2018 | 06:04

Revisar conteúdos e se preparar emocionalmente. Assim alguns estudantes resumem como estão lidando com os últimos dias que antecedem a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018, que será realizado neste domingo (4) e no próximo (11). Mariana Pasqualotti Sena, de 19 anos, eleita Miss Jundiaí este ano, pretende seguir na área de medicina e frequenta cursinho preparatório há dois anos. “Terei a oportunidade de participar do Enem pela quinta vez. Sobre os dias que restam até a prova, vou focar em aspectos que tenho maior dificuldade. Além disso, farei uma revisão do conteúdo”, explica.

Já a estudante Isabela Manzatto, de 19 anos, sonha com a área de psicologia e há um ano está se preparando, com apoio de um cursinho. “Pela segunda vez vou participar da prova do Enem. Estou bem preparada e espero alcançar um bom resultado. O foco desta reta final de estudo será direcionado para aperfeiçoar as técnicas de redação e interpretação de texto. Além do que, vou priorizar o lado psicológico daqui até a prova no domingo”, diz.

Thaís Junqueira, de 21 anos, também frequenta o mesmo cursinho em Jundiaí há quatro anos, visando a área de medicina. “Ao longo deste período já participei de cinco provas do Enem. Trata-se de uma avaliação longa e cansativa, que afeta o lado físico e também emocional. Portanto, os últimos dias de preparação serão focados nesses aspectos”, detalha. O professor de Língua Portuguesa e Literatura, André de Freitas Barbosa, recomenda aos estudantes que ao longo desta semana possam descansar. “Além disso, é fundamental revisar conteúdos de modo mais adequado, simples e sem forçar a barra. Afinal, não adianta nesta fase ver o que não foi visto, pois o verdadeiro preparo para o Enem decorre de anos de estudo”, orienta.

André reforça ainda a importância dos alunos conversarem com seus professores neste momento. “Diversas dúvidas podem ser esclarecidas. Além do que, algumas dicas serão valiosas para alcançar um bom rendimento na redação”, afirma. Sobre o momento da prova, André ressalta a importância dos alunos otimizarem o tempo. “Neste caso, a dica principal é verificar as questões e responder primeiramente aquelas em que o aluno manifesta facilidade”, comenta.

Atenção
A primeira prova, neste domingo (4), contará com 45 questões de linguagens e códigos e 45 de ciências humanas, além da redação. Já no dia 11, serão mais 45 perguntas de ciências naturais e 45 de matemática. As provas começam às 13h00, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5 horas no segundo. Vale lembrar que neste domingo começa o horário de verão e é preciso prestar atenção para não perder a hora de fechamento dos portões.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/estudantes-de-jundiai-entram-na-reta-final-para-o-enem-2018/
Desenvolvido por CIJUN