Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Estudantes de Jundiaí garantem medalha de bronze em olimpíada de matemática na Ásia

VINÍCIUS SCARTON | 11/08/2018 | 15:10

Estudantes de Jundiaí foram além das próprias expectativas e conseguiram medalhas de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO), realizada no dia 4 de agosto, em Bangcoc, na Tailândia. André Miranda Kothe, de 11 anos, e Júlia Balarin Graziani, de 14, estudam em uma escola particular da cidade e estiveram inseridos na disputa, juntamente com outros 2500 alunos, de 13 nacionalidades.

Acompanhados pela professora de robótica e desafios matemáticos, Marina Cabral Bronzieri, ambos afirmaram que a avaliação foi complexa e o conteúdo da prova, traduzido em inglês. André está cursando o 6º ano e competiu em uma prova voltada para o seu ano escolar. “Conquistar a medalha de bronze foi uma alegria imensa”, destacou.

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí

Por sua vez, Júlia, do 9º ano, participou de uma prova com abrangência de conteúdo do Ensino Médio. “O meu desempenho foi surpreendente. A viagem foi um grande desafio em minha vida”, confirmou. A professora Marina Cabral afirmou que a oportunidade vivida na Tailândia ficará na memória. “Afinal, a experiência e a conquista servirá como um estímulo para os demais alunos que ficaram no Brasil e estiveram torcendo pelo sucesso dos amigos”, disse.

VIAGEM
De acordo com Marina, a escola poderia contar com até 15 estudantes nesta disputa. “No entanto, recebemos o convite no dia 15 de junho, dificultando a inscrição de outros alunos por falta de tempo”, descreve. A escolha por André e Júlia foi motivada pelo rendimento alcançado em outra competição de matemática, a Olimpíada Canguru, com abrangência nacional.

O embarque para Bangcoc ocorreu no dia 2 de agosto, por volta de 1h da manhã. “A viagem durou 25 horas e aproveitamos o tempo livre para estudar”, recordam Júlia e André. Além do compromisso definido, ou seja, a participação na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia, os jundiaienses conheceram a Tailândia. “Bangcoc é sensacional. Tivemos a oportunidade de visitar alguns pontos turísticos da cidade e provar comidas típicas. Foi uma experiência incrível”, concluíram.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/estudantes-de-jundiai-garantem-medalha-de-bronze-em-olimpiada-de-matematica-na-asia/
Desenvolvido por CIJUN