Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Estudantes retomam atividade escolar a partir de segunda

COLABORAÇÃO DE FELIPE CARDOSO | 26/01/2019 | 05:02

O processo de volta às aulas em Jundiaí começa na próxima segunda-feira (28). Por enquanto, apenas as escolas de rede particular retomam às atividades. A s aulas das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) de jundiaí estão marcadas para o dia 11 de fevereiro. Assim como no ano passado, a primeira semana nas instituições públicas será de adaptação, do dia 11 ao dia 15. A reunião de pais acontece na segunda-feira, dia 8, em todas as unidades de ensino da cidade.

A semana de adaptação conta com a carga horária de aulas reduzida, porém, mantendo a hora de entrada. Sendo assim, alunos matriculados no período da manhã, terão aulas das 7h30 às 10 horas. A tarde, as aulas serão das 13h às 15h30. Nos colégios integrais, os alunos terão meio período de atividade. No dia 18 de fevereiro os horários voltam ao normal. De acordo com a coordenadora pedagógica da Prefeitura de Jundiaí, Kátia Gutierrez Ferigato, não haverá nenhum tipo de mudança no trânsito no dia da volta às aulas, portanto, ela indica que os alunos se programem para sair mais cedo que o normal, pois o movimento pode estar intenso nas ruas.

Outra dica importante para os alunos é de como manter uma alimentação saudável na escola. A nutricionista Thais Barros, 27 anos, tem algumas dicas. “Uma boa dica para lanches saudáveis são as frutas, pois além de saborosas são ricas em diversos nutrientes essenciais nessa fase. Uma boa ideia é montar de três a quatro tipos de frutas em um recipiente com gotinhas de limão, para não oxidar”, recomenda. Para as crianças, a dica de Thais é simples. “Pipoca com óleo de coco. Toda criança gosta e o milho também tem bastante fibra que auxilia o trânsito intestinal”.

A hidratação dos estudantes, principalmente nos dias quentes, merece atenção. “Uma boa opção para hidratar é a água de coco natural ou suco de fruta natural sem adição de açúcar e aditivos. Uma garrafinha com água mineral é sempre importante, pois as crianças devem ser estimuladas desde sempre à beberem água”, ensina a nutricionista. Antes do início das aulas, nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, acontece a 2ª Semana de Atualização Pedagógica (SAP), com atividades voltadas aos 4.500 profissionais que atuam na rede municipal de ensino. O evento é um curso de aperfeiçoamento que contará com um total de 110 palestras, além de vivências e oficinas. A iniciativa é da Unidade de Gestão de Educação (UGE), e acontecerá em mais de vinte espaços, em diferentes lugares da cidade.

Sinalização
A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) deu início esta semana ao programa de repintura da sinalização de solo nas vias próximas às escolas municipais de Jundiaí, como parte dos trabalhos da Prefeitura para preparar a volta às aulas. Todas as 112 Emebs serão contempladas com as melhorias. “A sinalização de solo é fundamental para orientar motoristas e pedestres e, na região das escolas, ela se torna ainda mais importante por conta do alto fluxo de crianças”, comenta o diretor do Departamento de Trânsito, Wlamir Lopes da Costa. De acordo com a UGMT, serão repintados cerca de 10 mil metros quadrados de sinalização horizontal até o fim de abril.

Arquivo JJ

Arquivo JJ


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/estudantes-retomam-atividade-escolar-a-partir-de-segunda/
Desenvolvido por CIJUN