Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Fab Lab muda realidade da Educação e projeta futuro

Da Redação | 14/12/2019 | 06:00

O programa Escola Inovadora adotou diferentes iniciativas que estão enriquecendo o modelo educacional da rede municipal de ensino. Entre os equipamentos públicos que se converteram em símbolo desta evolução, destaque para o laboratório Fab Lab, implantado há um ano no Complexo Argos pela prefeitura, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).

Um exemplo dos benefícios do laboratório é o que o aluno Nicols Ramos Cruz, de 11 anos, descreve: “Enquanto as máquinas estavam trabalhando nas peças do nosso jogo, eu fiquei pensando em como é que isso acontece, como foi feito o programa para que a máquina conseguisse fazer aqueles movimentos e realizar o nosso trabalho. O Fab Lab é um espaço para a gente descobrir e aprender mais e mais”, ilustra o estudante da Emeb Antonio Loureiro, um dos integrantes do 5º ano que desenvolveu um jogo de tabuleiro sobre as regiões brasileiras.

Segundo pesquisas, 65% das profissões que existirão nos próximos anos ainda não foram criadas e, segundo o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, foi pensando neste desafio que nasceu o projeto ‘Escola Inovadora’. “As crianças têm aulas da Língua Inglesa a partir dos 4 anos, aulas de robótica, educação financeira, empreendedora e emocional, conhecimentos que farão a diferença nos próximos anos de suas vidas”, explica.

Em um ano de funcionamento, o Fab Lab de Jundiaí – único municipal direcionado para a educação em toda a rede e aberto para o uso da população – recebeu 2,1 mil alunos para o desenvolvimento de projetos e mais de 700 educadores da rede municipal passaram por formação no local.

‘Makers’
“O Fab Lab da Escola Inovadora de Jundiaí é o espaço para o desenvolvimento do conhecimento a partir do fazer, das potencialidades das crianças ‘makers’. A forma de ensinar mudou e aqui em Jundiaí a Educação de qualidade é nossa realidade”, argumenta a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, que ainda lembra da participação de Jundiaí na Rede Latino Americana – Cidade das Crianças.

O espaço conta com bancadas para trabalho, computadores, ferramentas, impressoras 3D, plotter de recorte, fresadora de precisão, máquina de costura e TV conectada com os demais laboratórios espalhados pelo mundo. E espaço ainda é aberto à população de segunda a sexta-feira, das 18 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas, para usar os equipamentos basta agendar pelo telefone 4588-5377.

Os Fab Labs estão espalhados por dezenas de países. São mais de mil em todo o mundo e cerca de 40 no Brasil, segundo dados do site ‘fablabs.io’. Cada um tem foco nas demandas regionais, formando uma grande rede para o compartilhamento de soluções.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/fab-lab-muda-realidade-da-educacao-e-projeta-futuro/
Desenvolvido por CIJUN