Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Faculdades farão mutirão de declaração do IR

DA REDAÇÃO | 30/03/2019 | 05:03

Algumas universidades de Jundiaí como o Anchieta e a Unip irão realizar, em abril, mutirões de atendimento gratuito à população para ajudar na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. A declaração – que deve ser feita até 31 de abril – é obrigatória para quem tem rendimento anual maior que R$ 28.559,70.
No Anchieta o plantão de atendimento acontecerá no dia 6 de abril e segundo a coordenadora responsável pelo evento, Márcia da Silveira Gomes, o mutirão irá favorecer público e alunos do curso de Ciências Contábeis da universidade. “A ação ajuda quem tem dificuldade em fazer a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) e ainda proporciona aos alunos uma atividade totalmente prática e relacionada ao curso”, comenta.
O Anchieta realiza esse mutirão há sete anos na cidade. “A ideia começou no Campus de Cajamar há mais de dez anos e em Jundiaí ocorre há sete, sempre com um feedback positivo da população”, afirma.
O atendimento será realizado para pessoas com rendimentos tributáveis até R$ 70 mil e funcionará por ordem de chegada, com distribuição de senha.
Na Unip o plantão de atendimento, também com alunos do curso de Ciências Contábeis, estará à disposição do público para esclarecer dúvidas nos dias 6, 13 e 27 de abril, das 9h às 13h.
André Medeiros, coordenador da universidade e responsável pelo evento, comenta que as principais dúvidas estão relacionadas à declaração de bens financiados, como carros, motos e residências. “Esses plantões de IRPF visam atender às necessidades da comunidade local”, afirma.
O coordenador percebeu essa necessidade durante pequenas ações similares a esse mutirão ocorridas em anos anteriores. “Não é a primeira vez que a universidade realiza esse tipo de atividade. Até 2015 tínhamos ações pontuais com grande demanda de pessoas que não sabiam fazer suas declarações. Devido à esssa procura, a partir de 2016 virou uma ação realizada em todos os campi que possuem o curso de Ciências Contábeis.”
Segundo o contador, Yago Leite, existem algumas novidades na declaração que talvez muitas pessoas ainda não saibam. “Agora deve-se informar o CPF de cada dependente, caso a pessoa tenha um ou mais. E existem três formas de declarar o IR: site da Receita Federal, pelo programa de transmissão da Receita Federal ou pelo aplicativo de celular”, ressalta.
Serviço
Anchieta (avenida Adoniro Ladeira, nº 94, km 55,5 da Via Anhanguera) – atendimento no dia 6 de abril, das 8h às 12;
Na Unip (avenida Armando Giasetti, nº 577) – atendimento nos dias 6, 13 e 27 de abril, das 9h às 13h.

IMPOSTO DE RENDA ANDRE MEDEIROS


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/faculdades-farao-mutirao-de-declaracao-do-ir/
Desenvolvido por CIJUN