Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Família Azzoni recebe homenagem

DA REDAÇÃO | 04/04/2019 | 05:04

O programa Itália Canta chegou a homenagem de número 824, dedicada à Família Azzoni. O quadro foi elaborado pelo saudoso Tobias Muzaiel e é uma parceria entre a Rádio Difusora e o Jornal de Jundiaí, e homenageia as famílias italianas de Jundiaí. A pesquisa histórica é feita por Rolando Giarolla.
Os bisavôs de Orlanda Azzoni Gutierrez vieram da Itália com os filhos para Jundiaí e trabalharam na Fazenda Ermida. Com o fruto desse trabalho e com as economias trazidas da Itália, compraram a primeira propriedade no bairro do Mato Dentro.
Os filhos se casaram, formaram família e foram comprando propriedades na região. Dário Azzoni (avô de Orlanda Azzoni Gutierrez), casou-se com Maria Passador Azzoni. Eles permaneceram no bairro do Mato Dentro, tiveram os filhos: Fioravante, Geraldo, Romilda e Dante Azzoni.
Geraldo Azzoni (pai da Orlanda), casou-se com Adelina Rossi Azzoni. O casal comprou uma pequena propriedade no bairro do Mato Dentro, onde Orlanda e seu irmão Oswaldo Assoni nasceram. Em 1930, Geraldo foi convocado para a revolução e em sua volta, comprou a propriedade do Rio Acima, onde nasceu Reynaldo Azzoni.
Geraldo era inspetor de quarteirão do bairro do Rio Acima, uma espécie de delegado. Resolvia as divergências entre moradores, patrões e empregados e como tinha o único carro da região, ele transportava os doentes para a cidade nas emergências. Também construiu uma usina que gerava energia para a casa. Essa usina, também servia como moinho na produção de fubá para uso próprio e para a vizinhança. Depois, construiu uma Olaria com barreiro próprio.
Como ele tinha o primeiro rádio do bairro, os vizinhos se reuniam aos domingos à tarde para ouvir os jogos de futebol e à noite o programa a hora da saudade.
Orlanda conheceu, em 1947, Aureliano Gutierrez, que veio do Rio Grande do Sul. Em 1948 casaram e moram no bairro do Rio Acima até hoje. Oswaldo Assoni, casou com Isaura Ponte Assoni e também continuaram morando no bairro do Rio Acima onde formaram um sitio com uva e eucalipto. Reynaldo Azzoni casou com Ignez Fagundes Azzoni e continuaram morando na mesma casa onde ele nasceu e cuidando do sitio.
E até hoje, os descendentes estão morando no bairro do Rio Acima onde montaram seus comércios e continuam cuidando dos sítios e preservando as histórias da família.

T_AZZONI2 (1)


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/familia-azzoni-recebe-homenagem/
Desenvolvido por CIJUN