Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Família Carbonari é homenageada

DA REDAÇÃO | 07/06/2019 | 06:00

Com mais de 820 famílias homenageadas pelo Itália Canta, programa da Rádio Difusora (810 AM), agora é a vez da família Carbonari receber as honrarias de ter sua história contada para toda a cidade.

Jacó Carbonari e seu primo Dirceu Carbonari foram recebidos por Adilson Freddo e Rolando Giarolla para um bate-papo descontraído. Eles contaram que a família chegou ao porto do Rio de Janeiro em setembro de 1883. Primeiro chegou Roberto com a esposa Ângela Tomedi e os filhos Jacob (15 anos), Florinda (13), Antonio (11), Ângela (9), Luigi (2), Domênica (1 mês). “Todos nasceram em Romagnano (Trento) quando a região ainda pertencia ao império austríaco e por este motivo eram chamados de tiroleses”, diz Jacó.

Dois dias após chegarem ao Rio a família se transladou para a Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo e de lá seguiram para a Fazenda Sete Quedas, em Campinas, então propriedade de Visconde de Indaiatuba.

A família permaneceu no local por 10 anos e quando conseguiu juntar algumas economias, comprou uma fazenda que estava à venda junto com outras famílias italianas. Assim chegaram ao bairro do Traviú, em Jundiaí.

Segundo os representantes da família Carbonari que estiveram nos estúdios da Difusora, quando a família chegou a Jundiaí começou a mesclar o café com a plantação de uvas.

Primeiro apenas para a fabricação de vinho e depois para a venda da fruta. Seus descendentes hoje se destacam em várias atividades comerciais, como comércio, ensino, segurança medicina e até agronomia.

O Itália Canta foi elaborado pelo saudoso Dr. Tobias Muzaiel e é uma parceria entre a Rádio Difusora e JJ. A pesquisa histórica é feita por Rolando Giarolla.


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/familia-carbonari-e-homenageada/
Desenvolvido por CIJUN