Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Festa da Uva espera receber 170 mil visitantes e vender 100 toneladas de uva

DA REDAÇÃO | 18/01/2019 | 05:06

A 36ª Festa da Uva e 7ª Expo Vinhos, promovida pela Prefeitura e pela Associação Agrícola de Jundiaí no Parque Comendador Antônio Carbonari, mais conhecido como Parque da Uva, foi aberta ontem pelo prefeito Luiz Fernando Machado. Neste ano, a cerimônia contou com a chegada surpresa dos atores vestidos de colonos italianos, montados no veículo usado na primeira edição da Festa, em 1934. A edição de 2019 tem mais novidades: área cenográfica para o receptivo com os colonos, vinhateiros homens, que, pela primeira vez, estarão espalhados pelo parque.

Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Fernando afirmou que boa parte do reconhecimento nacional de Jundiaí se deve à história do cultivo da uva na cidade e ressaltou que, nos últimos anos, o evento teve como diferencial a modernização e o reconhecimento às raízes do campo. “A Pisa da Uva que vimos aqui esta noite, o trabalho da Unidade de Gestão de Cultura em selecionar nos bairros de tradição vitivinicultora as mulheres para a Corte, a escolha por bandas e artistas regionais, a massiva participação da comunidade, isso tudo congrega para que a Festa da Uva e Expo Vinhos seja cada vez mais um evento da tradição jundiaiense, com grande participação da comunidade e consolidação de seu ambiente familiar”, disse ele.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, as expectativas da Festa são de superar 170 mil visitantes e a venda de 100 toneladas da Uva Niagara Rosada, a principal atração da festa. Além das autoridades municipais e estaduais, a Corte da Uva, formada pela rainha Aline Spasiani, 1ª princesa Tamires Parisoto e 2ª princesa Rosilene Xavier, também marcaram presença.

A cerimônia ainda contou com uma homenagem às rainhas e princesas das outras edições da Festa, com uma exaltação especial a Pompéia Fabrício, a rainha da Festa em 1947, a rainha da edição mais antiga ainda viva, com 90 anos. Pompéia foi coroada embaixadora da Festa e ganhou a chave simbólica do parque, prometendo presença cativa durante os nove dias de Festa. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, representou o governador João Dória no evento.

Programação
A Festa da Uva e Expo Vinhos segue nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de janeiro e 1, 2 e 3 de fevereiro, às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 20h. A entrada é gratuita, podendo o visitante contribuir com alimentos não perecíveis para o Funss.

As atrações musicais de gêneros variados serão divididas entre os palcos Uva Niagara (pavilhão interno), Uva Rubi (coreto superior), Uva Itália (coreto do Samba, próximo ao Fundo Social de Solidariedade – Funss) e Uva Isabel (palco externo principal). Toda as atrações podem ser conferidas no site https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/atracoes-culturais/
Uma parada para divulgar a Festa à população sai hoje da Pinacoteca Municipal, às 16h, com a rainha e princesas da Corte.

T_festa2


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/festa-da-uva-espera-receber-170-mil-visitantes-e-vender-10-toneladas-de-uva/
Desenvolvido por CIJUN