Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Fiéis iniciam preparativos para Dia de Santo Antônio

KÁTIA APPOLINÁRIO | 09/06/2018 | 04:00

Um batalhão de fiéis já está, literalmente, colocando a “mão na massa” para a festa de Santo Antônio da paróquia do Anhangabaú, que leva o nome do santo. A comemoração teve início no dia 1º de junho e se estenderá até o dia 17. Como de costume, no dia 13 haverá a tradicional venda do bolo. Neste ano, 15.200 fatias devem ser produzidas dos quais 400 estarão “recheados” com a medalha do santo casamenteiro.

Voluntária na paróquia há nove anos, a organizadora Lurdes Pavan, de 69 anos, conta que os trabalhos estão a todo vapor. “A massa do bolo já foi preparada e está reservada em câmara fria e na segunda-feira começaremos a preparar o creme”, explica. A espanhola Natividad Gonçalvez, de 71 anos, chegou ao Brasil há três meses especialmente para os preparativos da festa paroquial. “Estou participando pela primeira vez. Ajudei a preparar a massa separando as claras da gema do ovo. É muito bom poder fazer parte”, conta, ansiosa para a data.

Além do bolo, também haverá a distribuição dos pães abençoados pelos diáconos durante as celebrações da trezena às 15h e às 20h. Os pães são doados por várias padarias da região. No dia de Santo Antônio, a entrega será feita durante todo o dia, a partir das 7h.
O bazar também está pronto para as festividades. Olímpia Ienne, de 87 anos, e Regina Bariane, 78, sabem bem quais os itens preferidos dos fiéis. “Os que mais saem são as medalhas, as canecas com a imagem e os santinhos”, comentam.

De acordo com o padre Jorge Demarchi, em 2017 mais de 20 mil pessoas passaram pela festa, e neste ano, o evento tem novidades. “A Prefeitura de Jundiaí nos cedeu três tendas para acolher o público caso haja chuva, e também fizemos uma parceria com uma loja da cidade, que desenvolveu todo o marketing do evento, criou o folheto de divulgação, o site, e a página no Facebook”, conta.

 

Voluntárias já trabalham para preparar as mais de 15 mil fatias de bolo

Voluntárias já trabalham para preparar as mais de 15 mil fatias de bolo (Foto: Rui Carlos)


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/fieis-iniciam-preparativos-para-dia-de-santo-antonio/
Desenvolvido por CIJUN