Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Fiéis participam de celebrações

DA REDAÇÃO | 18/06/2019 | 07:59

Fé, devoção e tradição. Palavras que marcam o Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (20), por todo o Brasil. Muito tradicional entre os fiéis, a confecção dos tapetes marca a procissão que resgata a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de ser crucificado. A festa representa a introdução da Eucaristia nas missas. A palavra “Corpus Christi”, é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”, que nas celebrações da Igreja é a hóstia consagrada.

Em Jundiaí, a Paróquia São João Bosco, no Eloy Chaves, confecciona um dos tapetes mais tradicionais da cidade. Centenas de famílias e amigos se unem todos os anos para esta tarefa, que em 2019 chega aos 31 anos.

Desde 1988, os fiéis da paróquia do Vetor Oeste usam materiais como serragem colorida, gesso em pó, borra de café e areia fina colorida, entre outros materiais que podem variar de acordo com a criatividade de cada equipe. Segundo os organizadores, 500 quilos ajudam a formar imagens e temas ligados à Igreja Católica, num trecho de 400 metros da avenida Carlos Veiga. Após a realização da festa, todas as equipes retornam ao tapete para a limpeza da avenida.

Paula Rosana Lopes Rueda e o esposo Antonio Roque Rueda fizeram questão de passar a tradição aos filhos André e Amanda. “O significado do Corpus Christi é a renovação da nossa fé e o amor que nós temos por Cristo. Por meio da Eucaristia, na qual ele alimenta nossa alma, nós sentimos fortalecidos e amados. Então, a família unida e fazendo o tapete é uma demonstração de amor e carinho por tudo o que ele nos dá”, relata Paula.

Missas
A procissão será precedida de uma missa, celebrada pelo pároco Márcio Odair Ramos, às 15h30 na Paróquia São João Bosco, localizada na avenida Benedicto Castilho de Andrade 1091, Eloy Chaves.

A novidade desse ano em Jundiaí é a junção das sete paróquias da região central de Jundiaí que irão se reunir na Catedral Nossa Senhora do Desterro, no Centro. A Catedral Nossa Senhora do Desterro, Nova Jerusalém, Santo Antônio do Anhangabaú, Beato Frederico Ozanam, Santa Teresinha do Menino Jesus, São João Batista da Ponte São João e Nossa Senhora de Vila Arens celebram juntas missa marcada para às 9h, na praça do Coreto, atrás da igreja. Após a celebração, a tradicional procissão percorrerá as ruas do entorno da Catedral.

Às 16h45, o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, celebrará missa na Paróquia São João Batista, na Ponte São João.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/fieis-participam-de-celebracoes/
Desenvolvido por CIJUN