Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Figura do pai na educação dos filhos deve ser de participação

SIMONE DE OLIVEIRA | 14/02/2019 | 05:04

Com o tema Paternidade Ativa, o Sesc Jundiaí realiza nos dias 16, 23 e 24 de fevereiro uma série de encontros em que os temas paternidade e educação estão envolvidas. Entre os palestrantes, destaque para o engenheiro e fundador do canal e blog ‘Paizinho Vírgula’, Thiago Queiroz, no dia 23.

Casado e pai de três filhos, Dante (6), Gael (4) e Maya (2 meses), Thiago aproveita a ocasião para falar qual deve ser o papel do pai na vida dos filhos e, assim, desconstruir a ideia da figura paterna apenas como mero provedor. “O papel do pai deve ser o de referência de vínculo amoroso e afetivo. Sai o medo, entra o respeito, a empatia e a escuta ativa. Nas novas configurações familiares o pai passa a ser responsável por todo o tipo de cuidado, assim como a mãe. Essa nova perspectiva será o tema do encontro, que pretende elucidar o novo protagonismo paterno na criação dos filhos”, adianta.

De acordo com Thiago, desconstruir a ideia da figura paterna apenas como provedor da família ou ajudante significa lembrar do envolvimento do pai na educação das crianças de um modo completo, mesmo que na maioria das vezes a mãe se torne a ‘figura dominadora’ dentro de casa.

“A mãe não se torna dominadora da educação por vontade própria, mas sim por total ausência de participação do pai. Muitos ainda entendem que a paternidade se resume em garantir a comida na mesa, o que é um conceito completamente ultrapassado e machista”, reforça.

Ele faz questão de enfatizar que os pais podem, e devem, participar desta educação e deste ‘amor’ a qualquer momento. “A minha dica é que os pais mergulhem de cabeça na paternidade. Aceitem que tudo mudou e que esse é um excelente convite para se tornar uma pessoa ainda melhor neste momento”, reforça.

DICAS
Em seu blog ‘Paizinho Vírgula’, Thiago faz vídeos e podcast. A ideia inicial era apenas de compartilhar suas experiências como pai, mas o que era para ser um simples desabafo se tornou um site de comportamento e até de inspiração para muitos pais. “Apesar de o site ter começado com relatos pessoais da minha paternidade, hoje é um lugar que agrega conteúdos em várias mídias diferentes sobre criação de filhos de forma mais consciente, conectada e respeitosa”, avalia Thiago.

PALESTRAS
Abrindo a série de encontros do Sesc, a palestra do dia 16, às 15h, será com as psicólogas da equipe ‘Ninguém Cresce Sozinho’, com a leitura de um livro infantil; Dia 24, às 15h, tem a atividade “Colo com Leitura” com a equipe da “Ninguém Cresce Sozinho” oferecendo propostas de experiências entre mães e pais. Os encontros são gratuitos.

T_thiago queiroz - paternidade ativa


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/figura-do-pai-na-educacao-dos-filhos-deve-ser-de-participacao/
Desenvolvido por CIJUN