Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Fila para exames pode acabar em três meses

BÁRBARA NÓBREGA MANGIERI | 27/07/2018 | 15:15

A Prefeitura de Jundiaí vai expandir em 33% a oferta de exames laboratoriais a partir deste mês de julho. Com isso, a administração espera equalizar em 90 dias a fila para exames de sangue, urina, fezes e outros tipos de análises laboratoriais. Segundo o gestor de Saúde, Tiago Texera, R$ 190 mil desse repasse serão investidos na ampliação de exames. “Até julho, o município oferecia 90 mil exames por mês. Com este aporte, vamos passar a oferecer 120 mil exames mensais, o que atende a demanda das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que ainda têm fila, como a do São Camilo”, afirma. O restante da verba será usado para pagar a dívida do Hospital São Vicente.

Elizabeth Vieira esperava há dois meses para fazer os exames. “A minha família inteira passa por atendimento na UBS Anhangabaú e estamos felizes com essa redução no tempo de espera”, detalha. José dos Santos já teve problemas oncológicos e, por isso, fazia acompanhamento com médico especialista. “Agora, só passo com um clínico geral. Eu esperei apenas uma semana para fazer o exame. Passei pelo médico numa semana, e, na outra, já fiz a coleta de sangue”, comenta.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

A medida vai ajudar a resolver o atraso no agendamento de consultas de retorno. “Antes, o médico pedia para ver o paciente novamente dali a três meses com os exames em mãos, mas, como a fila era grande, corria o risco da data da nova consulta chegar e os exames não terem sido feitos ainda”, conta Tiago. Com o fim da fila, a prefeitura garante que o paciente conseguirá realizar os exames antes do prazo da nova consulta.

Teto MAC
A ampliação é resultado de uma conquista judicial que obrigou o Ministério da Saúde a repassar mais R$1,4 milhão por mês ao município através do Teto MAC (destinado ao financiamento de ações e serviços de saúde que atendam a média e alta complexidade hospitalar e ambulatorial). Apesar de o ministério ter entrado com um recurso contra a ação, Tiago afirma que as chances da prefeitura deixar de receber os repasses são baixas. “Pretendemos recorrer de volta se for necessário, e a verba não para de vir enquanto a ação judicial corre”, afirma.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/fila-para-exames-pode-acabar-em-tres-meses/
Desenvolvido por CIJUN