Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Fim da segunda semana de retorno registra filas e ‘atrasadinhos’

Nathália Sousa | 13/06/2020 | 05:00

O movimento nas principais ruas do Centro permanece intenso nesta segunda semana de retomada da economia local, principalmente com a reabertura das lojas. Nesta sexta-feira, filas se formaram em frente a alguns estabelecimentos, principalmente os de venda de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e aparelhos telefônicos.

Os consumidores aproveitaram o pós feriado para pagar contas, comprar o presente do companheiro, em comemoração ao Dia dos Namorados, ou até fazer compras para a casa. Hoje as lojas do Centro abrem a partir das 9h30.

O autônomo Washington Moreno Avelar aproveitou para ver as ofertas já que adiantou o presente da namorada pela internet. “É a primeira vez que venho depois que reabriu. Por ser data comemorativa, o movimento está bacana”, conta ele.

Já o consultor de vendas Rodrigo Garcia comprava o presente da esposa com a ajuda da irmã. “É a primeira vez que venho ao Centro depois da reabertura e foi justamente para comprar um presente para minha esposa. Eu percebi que as pessoas não estão respeitando muito, até usam máscaras, mas não respeitam o espaço”, diz ele.

O casal Vitória Matteo e José Muniz estava na fila de uma loja, mas não para se presentear. “Já viemos duas vezes esta semana para resolver algumas coisas. Todas as lojas em que eu entrei até agora estão respeitando. Eu vim esta semana mais por necessidade e por causa do Dia dos Namorados”, comenta Vitória.

Dona de casa, Regina Gomes Lima, diz que desde a flexibilização do comércio já foi ao Centro três vezes. “Hoje (ontem) eu vim comprar material escolar para os meus filhos. Eu acho que o movimento está como era antes da pandemia. O pessoal que não usa máscara dá para contar nos dedos”, diz.

A auxiliar de produção, Márcia Aparecida esperava na fila de uma loja de cosméticos. “É a primeira vez que venho aqui desde que reabriu. Vim comprar coisas mais necessárias.”

SALDO DO RETORNO

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), Edison Maltoni, diz que a volta do comércio ainda é gradual. “A grande parte do varejo não está operando de forma plena ao longo do mês, limitando, portanto, às vendas no Dia Dos Namorados. Em virtude da compra de presentes, o segmento de vestuário e calçados devem se destacar, seguido por perfumaria, floricultura, acessórios. Celulares também podem ter boa procura”, revela ele sobre as parciais do consumo na retomada.

Maltoni diz que os comerciantes têm se preparando para a recuperação. “Avaliamos que os empreendedores devem buscar alternativas para manter a liquidez e o fluxo de caixa, com rigor para evitar endividamento e excesso. Para isso recomenda-se fazer um levantamento de estoque, diminuir a margem de lucro e realizar promoções. É o momento de pequenos comerciantes se unirem, fazendo parcerias e compartilharem mercadorias por consignação. Além disso, existe a possibilidade realizar encomendas conjuntas com os fornecedores para conseguirmos preços mais atrativos”, recomenda.

O gerente de uma rede de lojas de eletrodomésticos, Thiago Roudelinq, conta que ontem foi o primeiro dia de reabertura de suas lojas e o produto mais procurado foi o celular. “Alguns acabaram tendo o aparelho danificado e precisaram trocar. Quem é mais novo costuma comprar no site, mas pessoas mais velhas, geralmente, vêm até a loja.”

Roudelinq diz que a procura do público masculino foi por eletroportáteis de beleza, como secadores e chapinhas , para presentear.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/fim-da-segunda-semana-de-retorno-registra-filas-e-atrasadinhos/
Desenvolvido por CIJUN