Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Flores e plantas são as queridinhas na decoração mais sustentável

Mariana Checoni | 27/10/2019 | 06:30

A decoração é uma etapa muito importante para a reforma, construção ou revitalização de residências ou estabelecimento comercial. É ela que faz com que o local fique com a cara de quem mora ou convive diariamente. Existem diversas maneiras e estilos de decorar. Entre elas, uma muito comum, que sempre agradou as pessoas e cada dia mais é usada por arquitetos e decoradores é a vegetação. Plantas decorativas, suculentas, flores e até mesmo plantas comestíveis marcam presença em casas, lojas, hotéis e restaurantes.

A arquiteta Mariana Daminello Simionato explica que as plantas são itens muito fáceis de inserir na decoração. “As plantas, além de serem superacessíveis, são muito fáceis de manter e cultivar. O único cuidado é escolher as espécies corretas de acordo com as condições climáticas e necessidade de espaço que cada uma necessite”, diz.

Mariana conta que os cuidados com as plantas variam de acordo com a espécie. “Entre as mais comuns para ambientes internos podemos citar antúrios, cactos, samambaias, frésias, babosas, begônias, bromélias, crisântemos, lavandas, lírios paz, tomilho, entre outras inúmeras espécies.”

A casa de Carolina Mariano Ramos é um exemplo quando o assunto é decoração com plantas. Dentro de casa possui muitas folhagens, suculentas e, plantadas em seu jardim, algumas azaleias. “Eu acho fácil cultivá-las. Os cuidados que tenho são bem simples. Rego quase todos os dias, tiro as folhas secas e adubo uma vez por mês. Ter esse tempo para cuidar das plantas me ajudam a relaxar e descansar a cabeça. Além disso, deixam a casa mais bonita e cheia de vida”, explica.

A arquiteta confirma que ter plantas dentro de ambientes fechados trazem inúmeros benefícios para as pessoas. “As plantas ajudam a relaxar, mantém o ar umidificado e mais puro, ajudam na concentração, diminuem o estresse, acalmam os olhos, minimizam as alergias e ainda podem ser fonte de inspiração para a criatividade. Ter sempre uma plantinha ou florzinha do lado faz muito bem para o corpo e a mente”, afirma.

Planta, madeira e metal

Um local que também apostou nas plantas foi o Aparthotel Adagio. Além da área verde, a decoração conta com elementos industriais com muita madeira e ferro. O gerente-geral, Erich Biller, conta que a ideia surgiu para dar vida a um local que, a princípio, é muito fechado e não possui locais para grandes hortas e jardins. “Além de dar vida ao ambiente, sem dúvida um local que possui plantas e flores fica muito mais aconchegante”, afirma.

Um dos compromissos do hotel é com a sustentabilidade. Para isso, foram criadas hortas dentro de tambores de metais personalizados. Erich conta que os próprios funcionários pintaram os tambores e plantaram as hortaliças. “A horta que fica espalhada no lobby, restaurante e na frente do hotel cria um ambiente bacana e acolhedor. Fazemos o cultivo de plantas e hortaliças comestíveis, as quais utilizamos em nosso menu próprio e ainda se torna uma opção de decoração para nossos hóspedes aproveitarem e tirar fotos”, conta.

 

FLORES ORNAMENTAIS
IBIS
ERICH BILLER


Leia mais sobre |
Mariana Checoni
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/flores-e-plantas-sao-as-queridinhas-na-decoracao-mais-sustentavel/
Desenvolvido por CIJUN