Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Fórum aborda formação profissional para a rede de saúde

DA REDAÇÃO | 09/11/2018 | 19:59

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em parceria com as instituições de ensino com as quais tem convênio para oferta de estágio, promoveram nesta sexta-feira (09) o fórum “A formação profissional frente às necessidades de saúde da população”. O encontro, realizado no auditório da Unip, envolveu cerca de 150 profissionais da UGPS, além de docentes e discentes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef), Unip, Unianchieta, Anhaguera, Faccamp, Senac, Tableau.

Com o objetivo de definir propostas de integração entre o ensino, o serviço prestado, a gestão e a comunidade, no período manhã os participantes acompanharam a palestra sobre formação profissional com a professora doutora da Unicamp Beatriz Jansen e com o relato do médico Vitos Hugo Vachi. No período da tarde, estão previstas rodas de conversas entre os participantes, inclusive para apresentação de melhorias para os próximos anos.

Para o gestor da UGPS, Tiago Texera, a Prefeitura fomenta a estratégia de qualificar profissionais com a lógica da saúde pública. “Cerca de 800 alunos dessas instituições passam anualmente pela rede pública de Jundiaí como campo de estágio. E formar pessoal é um dos eixos estruturantes do Sistema Único de Saúde (SUS), que é quem mais emprega profissionais de Saúde no Brasil. Estagiar na rede, além de qualificar o cuidado à saúde, torna o profissional habilitado para trabalhar na saúde pública. Grande exemplo disso é a FMJ, cujos alunos, desde o primeiro ano, já atuam na rede.”

As alunas de Nutrição da Unip Jaqueline Vergara, Patrícia Camargo e Liege Matavelli irão atuar na Unidade Básica (UBS) do Novo Horizonte e elogiaram a iniciativa. “Esta oportunidade de dialogar sobre a saúde pública e sobre a importância da humanização do atendimento já trouxe mudança para o nosso olhar. É necessário que o nosso aprendizado teórico esteja alinhado com as necessidades práticas”, apontam as colegas.

Foto: PMJ

Foto: PMJ


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/forum-aborda-formacao-profissional-para-a-rede-de-saude/
Desenvolvido por CIJUN